Saúde discute Nova Política de Atenção Primária

Representante do Ministério da Saúde explica que discussões buscam reforçar as estratégias de saúde da família (foto: Júnior Aguiar)

Integrantes das áreas técnicas do Departamento de Atenção Primária (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 9, com apoiadores do Ministério da Saúde para discutir ações estratégicas para a execução das políticas de atenção básica no estado.

A reunião tratou da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), instituída pelo Ministério da Saúde (MS), que estabelece a revisão das diretrizes da PNAB no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Durante essa semana estamos tratando desse assunto junto ao MS e aos municípios e essa reunião é para a apresentação técnica dos municípios e do estado frente à atenção básica e também para discutir estratégias para fortalecimento dessa política no Acre”, explicou o gerente do Dape, João Paulo Silva.

A nova PNAB inclui mudanças como a integração da Atenção Básica com a vigilância em saúde e a incorporação do registro eletrônico em saúde. “São ações que certamente vem para melhorar a cobertura e visam adequar as diretrizes da PNAB à atual realidade, reforçando a estratégia de saúde da família”, disse o apoiador do MS, Celmário Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter