mais flexibilidade

Saúde discute portaria que define nova forma de financiamento no SUS

Francalino, planejamento Sesacre, explica alterações na portaria do MS (Foto: Jorge de Oliveira)

O  diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) João Francalino, convocou na tarde desta terça-feira, 30, uma reunião com todos os gerentes de unidades de saúde (geral, administrativo e assistencial), grupo condutor do Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência.

A reunião foi pautada com base na nova portaria efetivada pelo Ministério da Saúde que trata sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das principais mudanças, considerada positiva pelos gestores, é que a partir da nova portaria, as gerências das unidades passarão a ter mais flexibilidade no uso desses recursos, podendo definir a forma de gasto do valor financiado pelo Ministério da Saúde de acordo com as necessidades de cada unidade.

“Agora os gestores ficarão com uma responsabilidade maior, já que terão o dever de identificar as prioridades e necessidades da população e transforma-las em ações dentro de sua unidade de saúde para serem financiadas com os recursos recebidos”, ressalta João Francalino, diretor de planejamento da Sesacre.

A mudança vem para facilitar o trabalho dentro das unidades, dando autonomia aos gestores para estabelecer as futuras ações, definindo prioridades de acordo com as necessidades específicas de cada uma, resultando na ampliação da qualidade da assistência em saúde prestada à população.

“Essa nova portaria facilita, já que com a identificação dos problemas, podemos direcionar os investimentos. Com o uso melhor dos recursos quem ganha é usuário que vai ter uma atendimento ainda melhor”, destaca Fernando de Abreu, gerente administrativo do Hospital do Câncer (Unacon).