Saúde do Homem planeja ampliar serviços em 2018

Gerente da Divisão de Saúde do Homem promete novidades em 2018 (Foto: Júnior Aguiar)

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres devido ao descuido com a saúde.

A resistência de ir ao médico regularmente ou a demora pela procura por cuidados, mesmo doentes, são alguns exemplos. Resultado desse hábito é que muitas vezes a doença já está em estágio avançado.

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Homem, realiza ao longo de 2018 em todo o estado ações de conscientização da saúde do homem, oficinas de prevenção, distribuição de materiais educativos e outros procedimentos.

Mas a grande novidade para este ano é que, além de consultas médicas do estado e outras atividades de atenção à saúde, a intenção é ampliar o serviço de prevenção ao câncer da próstata na Policlínica do Tucumã. Outra ação prevista para o ano é continuar com a realização de cirurgias de vasectomia, que já são oferecidas, tendo sido realizados 50 procedimentos cirúrgicos.

A intenção é justamente quebrar a resistência que o homem tem de procurar o tratamento. O objetivo é fazer com que a população masculina no estado, que segundo o IBGE é de quase 370 mil homens, possa envelhecer saudável e com mais qualidade de vida.

A nova gerente da Divisão de Saúde do Homem da Sesacre, Jocelene de Souza, diz que a procura por esses procedimentos no estado tem crescido e destaca a expectativa para as ações e a implantação de novos serviços que acontecem este ano.

“Estamos querendo trabalhar o homem para que ele procure mais as unidades de saúde. Nosso propósito é chegar também aos municípios para incentivá-lo a ter mais cuidado com a própria saúde. Hoje ainda falta informação para a população masculina de como se cuidar, e é isso o que nós queremos: informar ainda mais sobre a importância de o homem procurar as unidades de saúde”, destaca Jocelene.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter