Saúde do ISE oferece testes rápidos de HIV aos servidores e internos

Desde abril deste ano, os adolescentes que cumprem medidas nas unidades do Instituto Socioeducativo (ISE) em Rio Branco têm um aliado a mais para manter a saúde. O Núcleo de Atendimento à Saúde da instituição implantou o programa Teste Rápido de HIV para servidores e socioeducandos que já estão e aos que chegam às unidades.

O programa se iniciou em abril e até o momento 300 procedimentos já foram realizados, todos com resultado negativo para HIV. Outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia, que são detectadas,  são tratadas pela equipe. O serviço é gratuito.

Os testes são oferecidos aos internos e aos servidores do ISE (Foto: Cedida)
Testes são oferecidos aos internos e aos servidores do ISE (Foto: Cedida)

“O programa é permanente e a meta é que todos os adolescentes em regime de internação nas unidades da capital e do interior façam o exame. Os funcionários também podem realizar o teste”, disse Rafael Almeida, diretor-presidente do ISE.

Segundo Almeida, o exame é possível graças ao método da imunocromatografia (teste que possibilita um diagnóstico em até 20 minutos). Nessa metodologia, também utilizada para diagnósticos de outras doenças, uma pequena gota de sangue é suficiente para avaliar se há ou não vírus.

“A reação é visível a olho nu – dispensa equipamentos onerosos usados nos outros testes -, confiável e rápida. O resultado sai entre 10 e 15 minutos. Além do teste, a unidade também investe na prevenção”, explicou Acineudo Lima, chefe da Divisão de Saúde do ISE.

O ISE, em parceria com várias outras instituições do Estado e da prefeitura de Rio Branco, pactuou um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para tratar de ações a serem executadas pelo sistema de saúde com vista à atenção integral à saúde do adolescente privado de liberdade.