Em conjunto

Saúde e Exército firmam parceria para exames laboratoriais em Santa Rosa

Comandante do 4º BIS durante discussão do Termo de Cooperação com a Sesacre (Foto: Júnior Aguiar)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Exército Brasileiro, por meio de uma parceria, vão oferecer atendimento laboratorial à população de Santa Rosa do Purus.

Na segunda-feira, 21, representantes da Sesacre, do Departamento de Regionais e do Comando de Fronteiras do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS) de Rio Branco se reuniram para avaliar o  Termo de Cooperação.

Por meio do acordo, o Exército vai disponibilizar o laboratório que possui no município para que a população também possa ter acesso a exames laboratoriais, já que em Santa Rosa não há laboratório público.

“A proposta é de que o laboratório, que é disponibilizado para militares e seus dependentes no município, passe a ser utilizado também pela  população urbana, rural e indígena por meio desse acordo”, explica o comandante do 4º BIS, Welington Valone.

De acordo com Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde e também representando o departamento de Atenção à Saúde da Sesacre, com a parceria firmada, a secretaria vai garantir o suprimento de insumos para o laboratório do Exército.

“Vamos colaborar para que a população, em especial os que derem entrada na unidade mista de Santa Rosa, tenham acesso aos exames diagnósticos sem a necessidade de se deslocar até outros municípios”, assegurou.

O Termo de Cooperação entre governo e Exército passa por uma análise jurídica final e deve ser assinado nas próximas semanas.