Saúde elabora temas para a etapa municipal da Conferência de Saúde da Mulher

Foram definidos os temas principais a serem levados às conferências municipais (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Representantes de áreas técnicas relacionadas à saúde da mulher da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 8, na 1ª Pré-Conferência Estadual de Saúde da Mulher, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Conduzido pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sesacre, João Francalino, o objetivo do encontro foi discutir os indicadores de saúde da mulher para levantar os temas principais a serem levados às conferências municipais que têm início na próxima quarta-feira, 10, em Brasileira, Xapuri e Epitaciolândia.

“Durante as conferências municipais serão discutidas e elaboradas propostas e escolhidos delegados e conselheiros para participar da conferência estadual, quando serão sintetizadas e encaminhadas para a etapa nacional”, explicou a coordenadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde, Valmira Braga.

A etapa estadual está prevista para 28 a 30 de junho, em Rio Branco. Com o tema “Saúde da Mulher: Desafios para Integralidade com Equidade”, a conferência nacional, prevista para agosto, na cidade de Brasília, vem ao encontro da necessidade de avaliar e discutir a Política Nacional de Saúde Integral das Mulheres.

Conforme o Conselho Nacional de Saúde, a conferência será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter