Saúde encerra mais um curso de especialização em gestão em parceria com Fiocruz

Nesta semana ocorreu a cerimônia de encerramento do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na União Educacional do Norte (Uninorte).

Além dos 15 formandos, participaram o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rui Arruda, representantes do Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenadores do curso.

Com início em 2015, a especialização foi desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ESPN/Fiocruz, em parceria com o governo do Estado e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“O curso proporcionou aquisição e atualização de conhecimentos como reflexão e tratamento dos temas a fim de qualificar as áreas participantes nas secretarias municipais e estadual, em âmbito nacional”, explicou a coordenadora nacional da ESPN, Neuza Moysés.

Desenvolvido em modalidade semipresencial, o curso foi dividido em unidades de aprendizagem com temas como políticas públicas e gestão do trabalho e da educação na saúde, gestão da educação na saúde e gestão do trabalho em saúde, além de trabalho de campo e, finalizando, a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

“A saúde ganha ao investir na qualificação dos profissionais, principalmente ao apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências para as ações e atividades do Sistema Único de Saúde no estado”, disse Arruda.

Para a enfermeira Andréia Helena de Magalhães, participar da especialização colaborou muito para a melhoria do seu trabalho. “A resolução dos problemas no meu ambiente de trabalho tem sido bem mais rápidas do que antes de começar o curso”, afirmou.