Saúde fortalece atendimento à jovens em centros socioeducativos

Garantir atenção à saúde de jovens adolescentes infratoras do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, foi o objetivo de uma reunião na manhã desta terça-feira, 06, de representantes da saúde estadual, por meio da divisão de Saúde do Adolescente, com gestores e agentes penitenciários da unidade.

A intenção do encontro foi discutir um plano de ação de atenção para atender as demandas reprimidas de saúde da unidade que abriga atualmente, 62 jovens na faixa etária de 13 a 21 anos de idade.

Além de potencializar os atendimentos médicos às jovens que cumprem medidas sócio educativas, o objetivo é aprimorar a disponibilidade de remédios, quando necessário, acesso a consultas com especialistas como ginecologista e ortopedista e de exames clínicos como testes rápidos, preventivo do câncer de colo uterino, além da realização de oficinas educativas, palestras sobre o uso de álcool e outras drogas e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

O gerente da divisão de Saúde do Adolescente da Sesacre, Antônio Neto ressalta que as adolescentes da unidade estão privadas de liberdade, mas não do acesso a saúde. “É importante estarmos mais próximos desses jovens, pois como saúde do estado, estamos constantemente correndo atrás de garantir o acesso a saúde. Então, a ideia é dinamizar e agilizar os atendimentos que essas jovens devem receber”.

Coordenador de saúde dos centros socioeducativos destaca a importância da parceria com a Sesacre (foto: Maxmone Dias)

Além da visita ao Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, a equipe da Sesacre irá realizar reuniões com os gestores de todos os outros centros que abriguem jovens infratores.

O coordenador de saúde de todos os centros socioeducativos do Acre, Acineudo Lima, afirma que o estado se mantem presente na atenção à saúde desses adolescentes. “O estado sempre esteve presente nas ações da saúde desse público. Temos um plano para a realização de ações de prevenção, promoção, palestras educativas e mutirões de saúde e exames necessários”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter