Saúde implanta telediagnóstico em Sena Madureira

Rapidez no diagnóstico, economia de recursos, praticidade de não ter que se deslocar até a capital, além da agilidade no atendimento, são alguns dos benefícios que a partir de agora os moradores de Sena Madureira vão ter com a implantação do Telediagnóstico do Ministério da Saúde.

O programa, já inserido em outros quatro municípios acreanos pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), permite obter o resultado rápido de exames de eletrocardiograma por especialistas do Núcleo Telessaúde de Minas Gerais (MG), via internet. Em Sena Madureira, o exame está sendo realizado no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) em pacientes previamente agendados.

“É a conquista de uma ação estratégica do Estado, juntamente  com o município, e permitirá dar vazão às demandas dentro da atenção especializada no Hospital das Clínicas, além de mais comodidade aos usuários, que antes tinham que ser encaminhados até Rio Branco para fazer exames de eletrocardiograma no HC. Agora, com o recurso implantando no município, esse procedimento será feito em Sena Madureira mesmo”, destaca o gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), João Paulo.

Equipes do Dape que compõem o Núcleo do Telessaúde no Acre estiveram durante esta semana realizando treinamento da nova plataforma com os profissionais de saúde de Sena Madureira. “Além de instalar o aparelho, a equipe ficou no município durante dois dias e meio capacitando os profissionais com assessoramento profissional e técnico”, informa o gerente do Dape.

A proposta, de acordo com João Paulo, é que todos os municípios sejam contemplados ou que se crie uma rede com municípios de referência para a realização deste exame. O próximo município a ser contemplado com a implantação do Telediagnóstico será Manoel Urbano, distante pouco mais de 200 km de Rio Branco.

O Acre foi o primeiro estado selecionado para o Projeto da Oferta Nacional de Telediagnóstico, iniciando, com parceria da Sesacre, o serviço de telecardiologia. A redução dos encaminhamentos de pacientes e a possibilidade de comunicação entre os profissionais dos locais remotos com os grandes centros são também potenciais benefícios do telediagnóstico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter