Saúde inicia preparativos para a Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Na tarde desta segunda-feira, 24, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Conselho Estadual de Saúde (CES) se reuniram para tratar dos preparativos da Conferência Estadual de Saúde, prevista para junho deste ano. O evento é preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, prevista para agosto próximo, em Brasília.

Durante a reunião, foram discutidos o cronograma de atividades das etapas municipais e estadual da conferência, os locais onde deverão ocorrer os encontros, o regimento e definidos os representantes e interlocutores entre a secretaria e o conselho.

“É a primeira conferência estadual e também a primeira participação do Acre na etapa nacional, que se deu pela primeira vez em 1986”, explica a coordenadora da conferência e membro do CES, Valmira Braga.

A 1ª Conferência Estadual da Mulher no Acre está prevista para junho. Antes disso, devem ser realizadas as etapas municipais em todo o estado.

Atenção integral à saúde da mulher

Com o tema “Saúde da Mulher: Desafios para Integralidade com Equidade”, a conferência vem ao encontro da necessidade de avaliar e discutir a Política Nacional de Saúde Integral das Mulheres.

Segundo dados do IBGE, as mulheres no Brasil representam hoje 51,4% da população, isto é, são 103,5 milhões, e das quais 37,3% são responsáveis pelo sustento das famílias e vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência.

Conforme o Conselho Nacional de Saúde, a conferência será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

Etapa estadual é preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter