Saúde inicia qualificação dos profissionais que irão atuar no novo CAPS

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, iniciou nesta segunda-feira,19, a formação dos profissionais que irão compor a equipe do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) na capital acreana.

A formação, com duração de 30 dias, teve inicio na Unidade de Saúde Barral y Barral, e contou com a participação dos profissionais que irão atuar na unidade que ainda será inaugurada.

“A minha expectativa com relação ao curso é que consigamos trocar experiência e possamos aprender a cuidar das pessoas na área da saúde mental. Assim como conhecer a equipe e construir o processo de trabalho pro CAPS e que isso se traduza nas nossas ações em cuidado com usuário, familiares e também com os próprios colegas,” enfatiza o psicólogo Jonsos Nunes.

A gerente da Divisão de Saúde Mental, Márcia Aurélia, explica que, “Rio Branco era a única capital do país que não possuía um CAPS transtorno, e essa implantação vai dar mais qualidade de vida as pessoas que são acometidas por transtornos mentais e precisam de cuidados”.

O diretor de Atenção de Assistência Saúde da Secretaria de saúde de Rio Branco, Felix Araújo, destaca que, “o CAPS é um equipamento da rede de atenção do município, e essa parceria deu-se para a implantação do serviço, mas que a coordenação e organização é de responsabilidade municipal”.

A parceria entre estado e município ocorreu por meio de um acordo extrajudicial, sendo que a Sesacre ficou responsável pela cessão da equipe de profissionais e o município pela gestão e estruturação do CAPS II.

Ainda não há uma data definida para a inauguração do novo Centro de Atenção Psicossocial, mas a expetativa é que ocorra até o fim do mês de maio.

Qualificação dos profissionais

“O principal motivo de capacitar uma equipe antes de implantar o serviço é que ela se aproprie dos termos atualizados com profissionais experientes na rede de atenção a saúde dentro do próprio município”, enfatiza a gerente da Divisão de Saúde Mental do Estado, Márcia Aurélia.

Durante o mês de qualificação, a gerente do CAPS de Cruzeiro do Sul, Ana Cristina Messias, apresenta durante uma semana o trabalho desenvolvido na região do Juruá e a sua experiência exitosa, reconhecida a nível nacional.

O modelo é centrado em uma equipe multidisciplinar, em que os pacientes passam o dia inteiro participando de oficinas, encontros grupais e familiares, recebendo atendimento coletivo e individuais, com profissionais de todas as áreas da saúde.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest