Saúde participa de encontro nacional sobre IST/Aids e Hepatites Virais

Acre está sendo representado pelo coordenador de IST’S AIDS e hepatites virais da Sesacre (foto cedida)

A epidemiologia das Infecções Sexualmente Transmissíveis no contexto da profilaxia pré-exposição foi o tema do 24º Seminário Técnico-Científico Brasil-França em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, que ocorreu nestas segunda e terça-feiras, 13 e 14, no Rio de Janeiro. A divisão de IST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde participa do evento, representada pelo coordenador Nelson Guedes.

Em simultâneo, também ocorreu o 8º Encontro Temático do Programa de Pesquisa da Agência Francesa de Pesquisa sobre HIV, Aids e Hepatites Virais. Os dois eventos têm nomes reconhecidos no cenário das ISTs e hepatites virais para falar sobre o avanço da prevenção combinada, manejo das ISTs em alguns países, resistência bacteriana, além de apresentação de pesquisas e temas para projetos futuros.

“São dois eventos de fundamental importância para a área de prevenção dessas doenças, levantando temáticas como a abordagem global da saúde sexual, desafios no manejo das ISTs e os resultados da cooperação entre Brasil e França no enfrentamento a esses problemas de saúde, entre outros temas relevantes”, disse Nelson Guedes.

No primeiro dia do encontro, a chefe de Pesquisa em Saúde Pública e Ciências Sociais da Agência Francesa de Pesquisa sobre HIV, Aids e Hepatites Virais (ANRS), France Lert, apresentou as estratégias nacionais de saúde do seu país e ressaltou a importância de promover a pesquisa e o conhecimento em saúde sexual e envolver novos atores numa estratégia comum.

Em seguida, a diretora do DIAHV Adele Benzaken, apresentou os avanços nas ações brasileiras no combate às IST, HIV/Aids e Hepatites Virais implementadas nos últimos anos, com destaque para a construção da Prevenção Combinada como estratégia de combates às ISTs no SUS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter