avaliando e planejando

Saúde realiza I Fórum de Coordenadores Municipais de Imunizações

O governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), promove o I Fórum de Coordenadores Municipais de Imunização para avaliar as ações de imunização durante o ano de 2017 e planejar as ações para 2018, bem como realizar o monitoramento do calendário básico de vacinação.

A equipe do Programa Estadual de Imunização (PNI), profissionais de saúde e coordenadores municipais de imunização avaliam os índices de cobertura vacinal, levando em conta as características de cada região assistida.

“Sabemos que existem fragilidades em relação à execução municipal, que estão associadas a diversos fatores. Enquanto Estado, estamos oferecendo todo o suporte para que o Acre tenha uma boa cobertura vacinal e alcance a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em todas as campanhas de vacinação”, destaca Eliane Costa, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a programação, as atividades são extensas. Durante dois dias, os participantes vão apresentar os resultados das coberturas vacinais de rotina e o resultado das campanhas em 2017. Expor o plano de erradicação da poliomielite, apresentar alternativas para o alcance das metas de cobertura vacinal, por meio de ações integralizadas de atenção no âmbito do Estado e municípios. Cada apresentação será seguida de debates e dinâmica de grupo.

Segundo a gerente da Divisão de Imunizações e de Rede de Frios, Dora Holanda, o I Fórum consolida-se em um instrumento importante para os bons resultados durante as campanhas de vacinação e, também, na imunização de rotina das unidades de saúde dos municípios.

“Esse tipo de avaliação e planejamento serve como termômetro para melhorarmos, cada vez mais, as ações de imunização nos municípios acreanos, pois durante a avaliação é possível identificar onde está o entrave. Com isso, traçamos estratégias para melhorarmos o índice de cobertura vacinais em todo Estado”, pontua.