obesidade

Saúde realiza qualificação da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas

Médicos, enfermeiros, agentes comunitários, profissionais de educação física, dentistas e outros profissionais da Atenção Primária do município de Rio Branco participaram na sexta-feira, 27, do último dia de capacitação do módulo I sobre a rede de atenção às pessoas portadoras de doenças crônicas.

O objetivo da qualificação, que durou dois dias e envolveu cerca de 30 pessoas, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Rio Branco), com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), é traçar estratégias e propostas para operacionalizar a Linha de Cuidado de Prevenção e Tratamento do Sobrepeso e Obesidade.

“Nesse primeiro módulo, o encontro foi para uma construção sobre essa rede de atenção às condições crônicas com profissionais do território da Unidade de Referência de Atenção Primária [Urap] Roney Meireles, onde será implementado o projeto piloto da linha de cuidado de tratamento do sobrepeso e obesidade. Então, a ideia é sensibilizar, atualizar e preparar essas equipes para que elas possam operacionalizar esse usuário dentro da rede e nossos pontos de serviço”, destaca Ramaica Farias, técnica da divisão de doenças crônicas da Sesacre.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte no mundo, sendo estimado cerca de 36 milhões de mortes globais por DCNT, incluindo 14 milhões de mortes prematuras e perda de qualidade de vida. Em Rio Branco, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). O ano de 2016 registrou a maior prevalência de excesso de peso entre os riobranquenses, cerca de  23,8% da população, um alerta para o aumento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

A Sesacre, por meio do Departamento de Atenção Primária, Politicas e Programas Estratégicos/DAPE e Divisão de Doenças Crônicas, vem trabalhando na implantação e operacionalização da Linha de Cuidado para Prevenção e Tratamento do Sobrepeso e Obesidade junto aos municípios desde 2015 com a elaboração da linha de cuidado sobrepeso e obesidade que teve como parceiros o Hospital das Clínicas (HC) e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.

O módulo II da capacitação está peviso para o período de 9 a 11 de maio, no auditório do Senac, em Rio Branco, como forma de dar continuidade às definições de fluxos e reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde.