Saúde realiza rodas de conversa para incentivar doação de leite materno

Com a proximidade do dia 19 de maio, data escolhida para reforçar o incentivo à promoção da doação do leite humano, a Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), promove rodas de conversa com grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A atividade tem início nesta sexta-feira, 20, a partir das 8 horas, com as gestantes que estão fazendo o pré-natal no Centro de Saúde Rozângela Pimentel, no bairro Calafate. Para acolher um número maior de pessoas, a roda de conversa será realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosme Morais, no mesmo bairro.

Durante o decorrer da palestra serão abordadas temáticas como cuidados com a maternidade, parto, puerpério, amamentação, cuidado com o recém-nascido, entre outros.

“Atividades assim fortalecem mais as ações de promoção ao aleitamento materno dentro das unidades, dessa forma podemos captar mais doadoras e conscientiza-las de que elas podem salvar a vida de outras crianças com esse pequeno gesto”, diz a enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade da Sesacre, Emanuelly Nóbrega.

As rodas de conversa fazem parte de ações para destacar a importância da doação do leite humano e incentivar a doação por parte das mamães. Uma simples doação em um pote contendo 300 ml de leite pode alimentar até dez recém-nascidos, fazendo com que bebês prematuros ganhem peso mais rápido.

Leite materno é essencial para crianças que nasceram de forma prematura (foto: Júnior Aguiar)

Para as mães que se interessarem em se tornar doadoras, basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 1060 ou ligar na Maternidade Bárbara Heliodora, no número (68) 3224-1290. Uma equipe vai ao encontro da interessada, entrega o kit de doação e presta as orientações necessárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter