Saúde realiza treinamento sobre notificação de acidentes de trabalho

Gerente do Cerest, Rossyr Ramos, fala aos profissionais durante a capacitação (Foto: Júnior Aguiar)

Falta de atenção, descuido, não utilização dos equipamentos de segurança ou exaustão estão entre os fatores que provocam mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. São amputações, contusões, esmagamentos e fraturas, sendo a maior parte desses acidentes lacerações ou cortes.

Frente à necessidade de disponibilizar informações consistentes e ágeis sobre o perfil dos trabalhadores e ocorrência de agravos relacionados ao trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) vem realizando, desde o mês de outubro, oficinas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnicos em vigilância em saúde.

O objetivo, de acordo com a gerente do Cerest no Acre, Rossy Ramos, é a implantação da ficha de notificações, além de atualizar esses profissionais sobre a importância de se preencher corretamente os formulários com dados dos agravos e doenças no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

“As fichas de investigação visam possibilitar que as informações ali descritas sejam as mais fidedignas, qualificando a informação sobre os agravos e doenças no Sinan. Com isso, temos condições de traçar políticas de intervenção, promoção e prevenção de agravos relacionados a saúde do trabalhador”, destaca

Durante o evento, foram discutidas as questões relacionadas aos acidentes com exposição à material biológico, acidentes graves e fatais, intoxicações exógenas e violência. Isso porque essas são as causas que mais levam os trabalhadores à esfera hospitalar. Depressão, assédio moral, síndrome do pânico e outras síndromes de ordem mental também se enquadram nesse conceito.

“Essa mesma oficina vai ser realizada nas demais regiões de saúde, que são os municípios para o fortalecimento da estratégia de saúde em família também, com a vigilância em saúde do trabalhador. No próximo ano estaremos promovendo rodas de conversas com os conselhos de saúde, sindicatos e sociedade civil organizada para debater o tema”, finaliza Ramos.

O treinamento promovido pelo Cerest, em parceria com a área técnica de saúde do trabalhador do município de Rio Branco, encerra nesta quarta-feira, dia 29. Mais de 700 profissionais de saúde das mais diversas categorias foram capacitados para acolher, reconhecer, notificar e esclarecer a população quanto aos agravos que podem acometer sua saúde no desenvolvimento de suas atividades laborais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter