Saúde reforça campanha contra a gripe no Dia D de vacinação

Sábado foi dia de mobilização nacional de vacinação (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O fotógrafo João Gomes, 64 anos, foi um dos primeiros da fila na Unidade Básica de Saúde do bairro Adalberto Aragão, em Rio Branco, para tomar a vacina contra a gripe influenza. É que no sábado, 13, foi o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a doença. A mobilização teve início em abril em todo o país e todas as unidades de saúde municipais (UBS) estavam abertas oferecendo a vacina para a população.

Gomes conta que já toma a vacina há muito tempo e que sentiu poucas reações, logo nas primeiras doses. “Tomo todos os anos e percebi que dificilmente fico gripado depois que comecei a tomar a vacina”, disse.

A campanha está prevista para se encerrar no próximo dia 26. Segundo Francisca Dutra, coordenadora administrativa da UBS, o Dia D costuma ser um dia de grande procura da população pela vacina, mas ainda há quem deixe para a última hora.

“Nós pedimos à população que não deixe para a última hora pra buscar se imunizar contra a gripe. Ainda há tempo, busque a unidade de saúde mais próxima da sua casa e se proteja contra essa doença”, pediu Francisca.

Podem tomar a vacina crianças de seis meses a menores que cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Este ano, professores da rede pública de ensino também devem tomar a dose da vacina.

De acordo com a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio do Acre, Maria Auxiliadora Holanda, a meta é imunizar 90% da população prioritária no estado.

“Para isso, Estado e municípios têm trabalhado intensamente buscando conscientizar a população da importância da vacinação. Os agentes vão até as residências, fazendo busca ativa, foram disponibilizados meios de transportes terrestres e aquáticos, profissionais e tudo o que é necessário para que o objetivo seja alcançado”, assegurou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter