Saúde reforça imunização contra a gripe

Todos os 22 municípios mobilizados, mais de 800 profissionais envolvidos, barcos, motos e carros para chegar nos locais de difícil acesso e quase 300 postos fixos e móveis de vacinação. Essa verdadeira operação de guerra tem um motivo: saúde preventiva.

É que o sábado, 12, foi o Dia D de Vacinação contra a gripe em todo o Brasil.

Secretário Rui Arruda visitou postos e centros de saúde durante o Dia D contra a gripe (foto: Júnior Aguiar)

A meta do Acre é imunizar mais de 190 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário e que devem se vacinar. São pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores em saúde, professores, povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O Secretário Estadual de Saúde, Rui Arruda, passou toda a manhã visitando postos e centros de saúde em Rio Branco. A agenda começou no Calçadão da Benjamin Constant onde, em razão da extensa movimentação de pessoas, foi montado um posto de vacinação.

“Nosso objetivo é em parceria com as prefeituras imunizarmos o maior número de pessoas. Quanto mais gente for vacinado, menos doentes de gripes teremos. É comum se pensar que é uma coisa simples, mas a influenza, dependendo do tipo, pode levar à morte”, afirma Arruda.

Um dos desafios da saúde pública é desmistificar boatos que são propagados, principalmente, nas redes sociais sobre a eficácia da vacina.

Francisco da Costa conta que nunca mais gripou depois de começar a tomar a vacina (Foto: Júnior Aguiar)

“Essa é uma batalha nossa. Infelizmente, se propagam muitas informações falsas sobre a vacina. Tenham certeza que ela é eficiente, não faz mal, ao contrário, é a maneira mais segura de se proteger contra os vírus respiratórios”, destaca Oteniel Almeida, Secretário de Saúde de Rio Branco.

A eficácia da vacina é comprovada pelo senhor Francisco Costa. Aos 61 anos, ele trabalha todos os dias com máquinas pesadas e conta que faz muito tempo que são sabe o que é uma gripe. “Eu todos os anos tomo a vacina. O que eu posso dizer é que nunca mais peguei uma gripe. Lembro que quando não tomava a vacina, mesmo sendo mais novo, de vez em quando ficava acamada de umas gripes fortes que pegava”, afirma.

Apesar do sábado ser o Dia D, a campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 1º de junho em postos e centros de saúde na capital e no interior do estado. “Nossa meta é vacinar mais de 195 mil pessoas em todo o estado, que representa 90% do público alvo definido pelo Ministério da Saúde. E isso só é possível graças à parceria com os municípios e os profissionais que não medem esforços e de barco, carro e motos, chegam em todas as comunidades do Acre”, enfatiza Dora Holanda, gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio da Sesacre.

Calçadão da Benjamin Constant foi um dos pontos móveis de vacinação em Rio Branco (foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter