Saúde se “veste” de rosa por prevenção ao câncer de mama

Laços em cor rosa que simbolizam a campanha são distribuídos na Secretaria de Saúde (Foto: Júnior Aguiar)

O laço cor-de-rosa é universal, utilizado em todo mundo como símbolo de luta contra o câncer de mama. É neste mês, que as campanhas de conscientização sobre a doença e a importância da prevenção e da mulher conhecer o próprio corpo se intensificam.

Em homenagem à causa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) mergulhou no universo da decoração rosa para tornar este mês ainda mais especial. Inspirados pelos significados que a cor proporciona, a exemplo de ternura e romantismo, além da doçura feminina, os setores de todos os andares do prédio se ornamentaram com o tema.

“Outubro Rosa é um mês de alerta, de conscientização e sobre a importância da mulher se prevenir conhecendo o próprio corpo. Cerca de 60% dos cânceres de mama são descobertos pela própria mulher. Por isso é tão importante a gente divulgar os sinais de alerta, que a mulher precisa se conhecer e saber que o câncer tem cura, desde que diagnosticado precocemente”, destaca a técnica da Divisão de Doenças Crônicas Argentina Vieira.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele.

Para a detecção precoce, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos, além de reforçar as campanhas de prevenção, sobre a mulher conhecer o próprio corpo e a observação e palpação eventuais sem técnica padrão.

A programação do Outubro Rosa em Rio Branco, que teve início no último dia 3, nesta quinta-feira, dia 5, é marcada com a Caminhada do Outubro Rosa, nas dependências da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 16 horas. Mamografias também estão sendo ofertadas todos os dias (mês de outubro), exceto sábados e domingos, no Centro de Controle Oncológico (Cecon), para mulheres de 50 a 69 anos.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter