“Se liga ai” e “De mãos dadas com a escola” planejam mostra conjunta

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), com a Secretaria de Estado de Esporte e Educação (SEE) e a Assessoria Especial de Juventude (Assejuv) preparam a primeira mostra do “Se Liga Aí” e o “De Mãos Dadas com a Escola”, dois importantes programas que estão beneficiado adolescentes acreanos. Em reunião nesta semana, representantes das três secretarias começaram o planejamento do evento.

A mostra contará com a presença de todos os jovens multiplicadores dos dez municípios acreanos, com os outros profissionais de saúde, educação e assistência. “É um momento importante onde os jovens irão mostrar os resultados das ações realizadas em 2016 e 2017 nos municípios contemplados pelo projeto”, explica o gerente da Divisão do Adolescente da Sesacre, Antônio Neto.

A união desses projetos para a realização da mostra se dá pelo fato de ambos abordarem o eixo saúde, voltando a atenção para a saúde sexual reprodutiva na adolescência com foco na prevenção de doenças e de gravidez não planejada.

A data e o local da primeira mostra do “Se Liga Aí” e do “De Mãos Dadas com a Escola” devem ser definidos na próxima semana, mas a previsão é que ocorra na primeira semana do mês de agosto.

Sobre o Se Liga Aí

Criado e coordenado pela Sesacre, surgiu em 2014, com a proposta de formação de 500 jovens multiplicadores para discutir temas ligados à promoção de saúde sexual e reprodutiva, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas. O projeto já formou mais de 300 adolescentes, está presente nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Mâncio Lima, Rio branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.

O programa tem ajudado a diminuir os índices de gravidez na adolescência ao longo dos últimos anos no Acre e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma das 10 melhores práticas desenvolvidas com jovens em todo o país.

“Já podemos ver bons resultados do “Se liga Aí”, como por exemplo a redução nos índices de gravidez não planejada na adolescência”, destaca Alyne Brandão, professora da SEE.

Sobre o De Mãos Dadas com a Escola

Programa da SEE, surgiu em 2016 com a intenção de promover dentro das escolas uma cultura de paz, respeito a pluralidade e a diversidade. Nos últimos 3 anos o projeto atendeu aproximadamente 5,8 mil adolescentes na temática saúde sexual e reprodutiva por meio de rodas de conversa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter