“Se Liga Aí” muda vida de jovens no interior do Acre

Durante essa quinta-feira, 23, a equipe do projeto “Se Liga Aí”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que tem como proposta a formação de 500 adolescentes multiplicadores nos temas referentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva, ISTs/AIDS e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, gêneros/violências e raça e etnia em todo o estado, esteve reunida com os jovens que desenvolvem, de forma voluntária, o projeto em Manoel Urbano.

O objetivo do encontro foi entregar os certificados pela conclusão da capacitação e fazer uma avaliação dos resultados obtidos com as ações desenvolvidas pelos jovens multiplicadores, afinal, o município é um dos destaques do projeto.

Em um ano e meio, os jovens que multiplicam os conceitos objetivos do “Se Liga Aí” entre a própria juventude do município realizaram palestras para mais de 300 adolescentes.

Em cada bate-papo, o desejo de ajudar que os jovens de Manoel Urbano trilhem um caminho longe das drogas e do álcool.

“A nossa realidade é que os jovens aqui da nossa cidade têm contato com a droga e o álcool muito cedo por falta de opções de lazer. O que nós fazemos é levar o que aprendemos nas capacitações sobre os prejuízos que essas coisas causam nas nossas vidas”, explica Luziete Castro, 18 anos, uma das jovens multiplicadoras.

Jovens, gestores do “Se Liga Aí” de Manoel Urbano recebem o certificado de capacitação para atuar no projeto (foto: Leônidas Badaró)

O grande diferencial apontado pelos próprios jovens como chave para o sucesso é que, como todos são da mesma faixa etária, o diálogo flui com mais naturalidade.

“Muitos jovens têm dificuldade para falar com os pais sobre alguns assuntos, por vergonha ou porque os próprios pais não dão essa liberdade. Como eles conhecem a todos nós e a gente tem a mesma idade, é mais fácil confiar e se abrir quando tem algum problema”, destaca Michele Carvalho, 17 anos.

Com a experiência de ajudar a mudar vidas, os jovens expressam a satisfação em fazer parte do projeto.

“Eu decidi ser voluntária porque quero fazer minha parte pra minha cidade ser um lugar melhor. Meu sonho é transformar a vida de outros jovens, já que somos o futuro e queremos um futuro brilhante pra todos nós”, fala, orgulhosa, Jaqueline, de 17 anos.

Profissionais dão suporte aos gestores do projeto nos municípios

Outro diferencial do “Se Liga Aí’ é a capacitação de profissionais que dão o suporte necessário aos jovens, que são os gestores do projeto em cada município.

Equipe gestora do “Se Liga Aí” avalia as ações de 2016 do projeto no município de Manoel Urbano (foto: Leônidas Badaró)

É o caso da enfermeira Maria do Socorro Vila Nova, do município de Sena Madureira. “Esse programa é de suma importância, porque apesar de sermos profissionais em saúde, os jovens conseguem falar na sua própria linguagem e os resultados são bem melhores”.

O coordenador do projeto, Antônio Neto, destacou resultados do “Se Liga Aí”. “É muito recompensador a gente presenciar esse sentimento de pertencimento que esses jovens tem do programa. E já temos números que mostram a sua importância. Em mais de duas décadas, 2016 foi o primeiro ano que apresentou diminuição dos casos de gravidez na adolescência”, enfatiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter