“Se Liga Aí” vai a Brasília compartilhar experiência entre adolescentes do Acre

 

Jovens se tornam multiplicadores do programa após capacitação (Foto: Leônidas Badaró)

Um projeto que não tem apenas o adolescente como alvo, mas parte que envolve todo o processo, ou seja, de jovem para jovem. Medos, relacionamento, sexualidade, acesso à saúde e prevenção. Assuntos que costumavam ficar na “rodinha de conversa” entre amigos e que hoje podem ser mais bem orientados.

Assim nasceu o projeto “Se Liga Aí”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Adolescente e o gabinete da Vice Governadoria, que tem como proposta a formação de jovens multiplicadores no ambiente escolar, nos temas referentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva, IST/Aids e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, gêneros/violência e outros temas.

O “Se Liga Aí”, que vem gerando boas ações entre o público adolescente do Acre, desde sua implantação, em 2015, estando entre as dez melhores práticas de prevenção do país, vem chamando atenção de outros estados, e como resultado o Ministério da Saúde (MS) convidou jovens acreanos para ir a Brasília compartilhar a experiência.

“Para promover a troca de experiências e, consequentemente, ampliar a ideia para todo o país, selecionamos dois jovens promotores do projeto, que vão falar sobre as ações do ‘Se Liga Aí’, principalmente sobre o acesso do público jovem às unidades básicas de saúde“, destaca o coordenador do projeto, Antônio Neto.

João André Feitosa, de 17 anos, estudante da Escola Flodoardo Cabral, em Cruzeiro do Sul, é um dos adolescentes promotores do “Se Liga Aí” que viaja a Brasília para participar do talk show, que terá transmissão ao vivo pela internet com a participação dos internautas de todo país, nos dias 4 e 5 de setembro. Ele conta que está ansioso e feliz por representar o Acre e trocar informações sobre o projeto.

“Estou orgulhoso por ter sido escolhido, pela oportunidade de representar minha escola e meu estado em Brasília. Mais do que ter responsabilidade e ter compromisso com o ‘Se Liga Aí’, que vem contribuindo e mostrando resultados positivos durante as rodas de conversas, principalmente na prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, diz o estudante.

A outra adolescente que vai até a capital federal é a jovem Ana Lice Rodrigues, 16 anos, estudante da escola Antônio de Oliveira Dantas, no município de Mâncio Lima. “Minha expectativa é que nós consigamos representar bem esse projeto que está sendo desenvolvido no nosso estado e visa ajudar os jovens acreanos”, afirma.

O “Se Liga Aí” está presente em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Rio Branco, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. A intenção do programa é chegar a 500 estudantes capacitados e atuantes no estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter