Novidade

Seap promove rankeamento a campo bovino no espaço do Agronegócio

Acre é o quatro estado do Brasil a realizar esse processo de seleção bovina (Foto: Angela Peres/Secom)

Entre as novidades do Campus do Agronegócio, na Expoacre 2017, destaca-se o rankeamento a campo de bois, promovido nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Os animais são avaliados por categorias, conforme a idade, raça, características de carcaça e sexo. “Os melhores classificados demonstram automaticamente uma genética superior aos demais, ou seja, animais com qualidade genética, que podem melhorar o rebanho nacional”, salientou o técnico de campo da ABCZ Cândido Galvão.

O Acre é o quarto estado do Brasil a realizar esse processo de seleção bovina. Nas edições anteriores da Expoacre, foi realizado o rankeamento a pista, é o que explica o titular da Seap, José Carlos Reis. “Nós temos muitos pecuaristas que possuem animais de excelente qualidade, que precisam ser avaliados. Quando ele traz para ser avaliado, esse animal é mais valorado no mercado”, ressaltou.

A elaboração da atividade e construção do espaço para acolhimento dos animais contou com apoio dos pecuaristas acreanos, Caixa Econômica Federal e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Acre (Fundepac).

Antônio Carlos de Souza, jurado da ABCZ, observa: “Os animais que participam do rankeamento são criados a campo, sem muito trato. Dentro de uma avaliação por indivíduo, de notas por critérios, a gente classifica os melhores e mais produtivos. Essa atividade é muito importante para o setor agropecuário”.

Na consolidação do espaço, o Estado conta ainda com o apoio das Secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também apoiam o evento os Bancos da Amazônia, do Brasil e Caixa Econômica Federal.