Funcionalidade

Seap realiza levantamento patromonial de máquinas que serão usadas pelo Funagro

O governo de Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), vem fazendo um levantamento patrimonial a fim de conferir as condições de uso de todo maquinário agrícola que será utilizado pelo Fundo Agropecuário Estadual (Funagro).

Antes os tratores e os suplementos agrícolas eram cedidos para os produtores rurais ou associações. Dessa forma, todos os custos para garantir a operacionalidade e manutenção eram assegurados pelo produtor rural.

Hoje, por meio do edital do Funagro os agricultores terão acesso às maquinas e a própria Seap será responsável pelo operador, combustível e, principalmente, pela manutenção.

A secretaria dispõe em seu inventário de 40 tratores entre de pneu e de esteira e mais de 80 suplementos agrícolas entre plantadeira, adubadeiras, trituradores entre outros.

De acordo com diretor executivo da Seap, Marivan Nobre, esse levantamento está sendo feito para que a secretaria tenha um maior controle patrimonial. “Agora com os recursos que teremos com o Funagro a Seap ira garantir a funcionalidade dos equipamentos, com uma manutenção preventiva e corretiva”.

Serão disponibilizadas 32 mil horas de trabalho mecanizado em terras produtivas do Baixo e Alto Acre, em ações de destoca, preparo do solo, plantio, colheita, recuperação de pastagens, manutenção de açudes, acessos às propriedades, transporte de máquinas, implementos, insumos agrícolas entre outros, oferecendo oportunidade ao pequeno, médio e grande produtor de acesso a serviços com valores subsidiados.

O prazo para participar do edital foi estendido até 29 de junho. Mais informações podem ser conferidas no edital de chamamento público

Todos os tratores serão recolhidos e encaminhados à oficina da Seap para eventuais reparos (Foto: Hugo Costa/Secom)