De 8 a 13 de maio

Sebrae e governo realizam Semana do Microempreendedor Individual

Semana do MEI visa apoiar e capacitar os microempreendedores individuais (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com a intenção de capacitar e apoiar os microempreendedores individuais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), de 8 a 13 de maio. A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 8, no auditório da Organização das Centrais de Atendimento (OCA/Rio Branco).

O MEI é uma forma jurídica voltada para autônomos que se legaliza como pequeno empresário, assim, ganhando vantagens como a possibilidade de emissão de notas fiscais, maior acesso à crédito e empréstimos bancários, entre outros.

Para ser um MEI, é preciso ter um faturamento de no máximo 60 mil reais anual e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. A Semana do MEI está sendo realizada em 14 municípios do estado do Acre e oferece gratuitamente palestras, orientações e oficinas abordando temas como vendas, administração, compras e planejamento estratégico da empresa.

Alguns MEIs que tiveram apoio e orientação do Sebrae estarão vendendo seus produtos na OCA (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Em Rio Branco o evento está ocorrendo na OCA e na sede do Sebrae com atendimentos. A diretora da OCA Rio Branco, Margareth Cavalcante, deu as boas-vindas aos empreendedores e desejou uma semana de aprendizado. “Se espera que essa força que movimenta a economia e que empreende, realmente busque informações e ser torne cada vez mais uma força unida”, declarou.

Rodrigo Nascimento, futuro MEI, está participando do evento com o objetivo de abrir sua empresa e aprender mais. “Eu vim atrás de informação para abrir minha empresa e tirar o alvará”, afirmou.

Durante a semana também será realizado o apoio no preenchimento da Declaração Anual de Faturamento (DAF) e orientação para a conscientização da necessidade de redução da inadimplência, buscando a melhor forma de pagamento para MEIs que estão endividados.

Essa é a 9ª Semana do MEI e ocorre em todos os estados da federação. O superintendente do Sebrae no Acre Mâncio Cordeiro destaca a relevância do evento. “É muito importante essa semana porque é um esforço concentrado que o Brasil inteiro faz para tentar resgatar esses MEIs que estão em situação de inadimplência”, frisou.

Imagem: Divulgação