Secom aposta em qualificações visando maior eficiência em serviços

Fotógrafo André Dib ministrou curso para equipes da Secom e parceiros (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Focando na melhoria de serviços prestados à população por meio das atividades que realiza junto à administração e à comunicação pública, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) tem investido nos últimos quatro anos na qualificação do seu quadro de servidores e estendido as ações a parceiros.

“Ao longo desses anos, sempre acreditamos na qualificação dos servidores como uma forma de renovar a dinâmica de trabalho, trocar experiências e experimentar novas formas de fazer aliadas à identidade e ao conceito de nossa missão profissional”, disse a secretária de Comunicação Andréa Zílio.

Entre as atividades promovidas, Alexandre Nunes, diretor da Fundação Aldeia de Comunicação, destaca a realização de cursos na área de audiovisual, oficinas e workshops que contaram com a instrução de profissionais renomados como o videomaker Fellipe Lopes, os jornalistas Tiago Gomide e Fábio Gusmão e os fotógrafos André Dib e Ricardo Stuckert.

Gleilson Miranda, fotojornalista há 25 anos, frisou que essas capacitações são fundamentais para aprimorar o conhecimento e elevar a qualidade do trabalho que executam. “No curso com o Dib, por exemplo, aprendemos técnicas de fotografia de pássaros e noturnas com destaque fotografando as estrelas”, relembra o profissional.

Os jornalistas Walter Lima, Tiago Gomide e Fábio Gusmão ministraram cursos e oficinas para as equipes de jornalismo. “Eles  compartilharam com nossas equipes suas experiências ao longo de suas carreiras, mostrando o outro lado da notícia, o de quem a escreve”, destaca Nunes.

O intercâmbio de conhecimento também foi utilizado para melhorar os serviços. Equipes da Secom foram à Rede Minas, em Minas Gerais, TV Brasil, no Rio de Janeiro, e TV Cultura, em São Paulo. “Além disso, tivemos treinamento e capacitação OPEC [Operações Comerciais] e Acervo Digital com a TV Cultura”, pontuou Nunes.

Ricardo Stuckert compartilhou seus conhecimentos em palestra (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Planejamento estratégico e administrativo

Visando ainda a eficiência e transparência na prestação de serviços, a equipe da área administrativa da Secom participou de qualificação junto a Controladoria-Geral do Estado (CGE) sobre contratos e licitações.

“E, o mais importante, realizamos dois planejamentos estratégicos das atividades que executamos. Isso foi fundamental porque se estabeleceu o fluxo administrativo, como o uso de protocolos. Hoje, tudo que entra e sai da Secom segue um protocolo e fica registrado”, destacou Alexandre Nunes.

Seminário teve apoio do deputado federal Sibá Machado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ações para a comunidade

Atividades com a comunidade também foram promovidas nos últimos quatro anos. Entre elas, destacam-se o Seminário de Radiodifusão Comunitária em parceria com o deputado federal Sibá Machado.

Houve ainda, apoio aos Jovens Comunicadores, uma qualificação para estudantes da rede pública por meio de encontros, um intercâmbio com acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e canal Futura, da Fundação Roberto Marinho; apoio ao Intercom promovido pela Ufac e parceria no Plano de Estágio para acadêmicos da Universidade Federal.

“A troca de experiências é essencial para continuarmos avançado no que fazemos, afinal, estamos sempre aprendendo algo novo diariamente. O governador Tião Viana sempre apoiou essa dinâmica na gestão da Secretaria de Comunicação e fico muito feliz de termos realizado vários desses momentos, em diversos setores”, finaliza Andréa Zílio.

Qualificações foram abertas para parceiros da secretaria (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest