Secom e PM realizam oficina sobre comunicação com alunos-oficiais

Os cadetes participaram de aulas teóricas e a programação se encerrou com uma oficina sobre a relação com a imprensa (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Neste sábado, 8, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizaram algo inédito: uma oficina sobre ação policial, jornalismo e assessoria de imprensa. Participaram da dinâmica, em Rio Branco, 46 alunos-oficiais aprovados no concurso público realizado em 2016.

A atividade faz parte das horas-aula da disciplina Mídia e Segurança Pública, que está pela primeira vez no currículo militar acreano e tem o intuito de fortalecer a imagem institucional da corporação e a relação com jornalistas. Esta também é a segunda vez que a PMAC qualifica seus cadetes no próprio estado por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Realizaram o encerramento da disciplina, à convite da PMAC, o coordenador de jornalismo da Secom, Andrey Santana, e o diretor executivo da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Alexandre Nunes.

Para a capitã Marta Renata, que ministra a disciplina, o olhar mais atento às questões que envolvem a relação das forças de segurança com aqueles que produzem a notícia se deu, sobretudo, pela necessidade de treinar o efetivo para lidar com o conteúdo das redes sociais, além de levar cada vez mais ética profissional ao vínculo com as mídias tradicionais, como o rádio e a televisão.

“Queremos que todos saibam utilizar os veículos de comunicação disponíveis, de modo que se sintam parte da corporação e, portanto, sejam corresponsáveis pelo zelo da imagem dela”, enfatizou.

A aluna-oficial Juliana Gonçalves falou da importância dessa abordagem temática na formação (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Gerenciamento de crises e a relação com a imprensa

Na prática, os alunos participaram de grupos de trabalho com simulações de cinco cenários do cotidiano policial e situações de crise envolvendo a relação entre segurança e imprensa. O coordenador de jornalismo da Secom destacou a importância de se construir essa aproximação das ações da Segurança Pública com a população que merece ser informada.

“É um desafio fazer a comunicação no dia a dia e consideramos uma conquista essa disciplina pela primeira vez presente nessas formações. Aqui, temos a oportunidade de construir junto com esses alunos uma corporação mais transparente e que tenha a tranquilidade de informar à sociedade daquilo que ela faz, principalmente, numa linguagem simples que todos possam entender totalmente o que está sendo dito”, disse.

Presente na oficina, a cadete Juliana Gonçalves pontuou que a disciplina serviu para fazer o resgate da identidade da própria instituição, do ponto de vista de quem a compõe e da sociedade que a enxerga: “A comunidade precisa conhecer o nosso trabalho e a imprensa é a aliada que temos para construção da nossa imagem”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter