Secretaria de Agricultura estimula novas tecnologias no campo

Moderno trator que aumenta produtividade na produção é agrícola é apresentado à produtores no Campus do Agronegócio (foto: Leônidas Badaró
Moderno trator que aumenta produtividade na produção agrícola é apresentado a produtores no Campus do Agronegócio (foto: Leônidas Badaró

É consenso que o crescimento da produção agropecuária no Acre passa pelo acesso maior por parte dos produtores rurais às inovações tecnológicas que modernizam o processo de produção, aumentando a produtividade e diminuindo os impactos ambientais.

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap) tem fortalecido a parceria com as grandes empresas que desenvolvem novas tecnologias para o meio rural e proporcionado aos produtores que conheçam essas inovações.

Foi o que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira, 23, quando uma multinacional que fabrica equipamentos e implementos agrícolas usou o espaço do Campus do Agronegócio para apresentar a representantes do setor produtivo acreano novidades na área de tratores.

“Hoje estamos apresentando aqui um trator que capta sinais de 28 satélites, levando economia e aumento da produtividade ao produtor. Para se ter uma noção, se levarmos em consideração um dia de trabalho de gradeamento de uma área, esse trator proporciona uma diferença de até dois hectares em relação a um equipamento comum”, afirma Davyd Roberto, representante da fabricante do trator.

Outra ação promovida em parceria com a Seap é a participação de representantes dos bancos que possuem linhas de crédito para o financiamento desse tipo de equipamento.

“Construímos esse espaço do Campus do Agronegócio exatamente para que o produtor tivesse um local onde o que há de mais moderno no campo fosse apresentado.  Fazemos essa parceria com as empresas, e já envolvemos os bancos para que o produtor rural possa, além de conhecer as vantagens dos modernos equipamentos,  saber quais linhas de crédito são possíveis acessar para aquisição”, destaca Ozy Costa, gerente do departamento de modernização agrícola da Seap.