Secretaria de Educação debate metas do Plano Nacional

(Foto: Assessoria SEE)
O debate sobre os planos de Educação foram realizados no Teatro Plácido de Castro (Foto: Assessoria SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) reuniu no auditório do Teatro Plácido de Castro, o Teatrão, na manhã desta quarta-feira, 6, diretores e coordenadores de ensino para debater o andamento e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que está sendo executado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Participaram do debate, além do secretário de Educação, Marco Brandão, o secretário nacional de Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, e o secretário municipal de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, além de diretores e representantes de escolas de todos os municípios acreanos.

Os debates em torno do plano nacional e estadual de Educação contam com a participação e parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem a missão de acompanhar o cumprimento de algumas das metas, num total de dez, previstas no plano para os próximos anos.

(Foto: Assessoria Educação)
Brandão: “Metas de 2016 quase todas cumpridas” (Foto: Assessoria Educação)

O PNE, que foi implantado em 2014 e será executado até 2024, serve de parâmetro para que estados e municípios possam elaborar os seus respectivos planos. O governo do Estado, por meio da SEE, já criou o plano estadual de Educação desde o ano passado e, de acordo com Marco Brandão, já está em execução.

“Nosso plano estadual de Educação já está em plena execução e já temos as metas de 2016 quase todas cumpridas, possibilitando-nos antecipar algumas metas de 2017 e também de 2018. Agora, vamos entrar na fase de reavaliar aquilo que foi projetado e o que de fato está acontecendo”, explicou o secretário.

A contribuição do secretário nacional de sistemas de ensino do MEC também é fundamental para avaliar o andamento do PNE. Binho explicou que se trata de um plano que busca uma identidade nacional, sem deixar de levar em consideração as peculiaridades regionais.

“O PNE diminui a fragmentação, cria situações nacionais, equilibra o sistema em todo o país e valoriza as diferenças regionais. Ao mesmo tempo, afirma o compromisso com uma identidade nacional que ajuda na criação da base nacional curricular”, disse o representante do MEC.

O secretário Marco Brandão lembrou ainda a importância da parceria com o TCE, que serve “para que a gente possa de fato, juntos, pensar e repensar aquilo que está sendo feito e aprimorar o que está previsto no plano, que tem como foco central melhorar a qualidade da Educação”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter