Agenda educacional

Secretaria de Educação vistoria ações pedagógicas no interior

O ano letivo de 2018 coeçou na rede pública do Acre há quase três meses, e o secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, está visitando as escolas para acompanhar as ações pedagógicas dos estabelecimentos de ensino.

Esta semana a agenda está sendo cumprida em Tarauacá, onde Brandão se reuniu com os gestores das escolas estaduais, conversou com alunos e vistoriou obras de ampliação de escolas.

A agenda começou nesta quinta-feira, 3, com uma reunião com os diretores e coordenadores das escolas. “Estamos aqui para reencontrar nossas equipes e fazer uma reflexão sobre as ações pedagógicas que têm acontecido no âmbito das escolas e também sobre as ações que virão no segundo semestre”, explicou o secretário.

Agenda teve início com uma conversa com gestores das escolas estaduais (Foto: Mágila Campos)

O secretário disse ainda que o diálogo com os educadores é também uma oportunidade para discutir sobre avaliação, planejamentos e intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a qualidade do ensino, público e gratuito.

Bate-papo com alunos

Depois da conversa com os educadores, foi  a vez de bater papo com os estudantes das Escolas João Ribeiro e Djalma Batista. “Queremos nos aproximar da comunidade para, juntos, buscarmos construir perspectivas de melhoria do ensino”, frisa.

Uma proximidade que a estudante Maria Cavalcante, da Escola João Ribeiro, diz servir como apoio: “Minha turma, e acredito que todas as outras, ficaram lisonjeadas de recebê-lo, porque nossa escola é uma das mais antigas de Tarauacá, e ele aqui é uma forma de sentir que o chefe da educação está perto e se preocupa com a gente, com o que estamos aprendendo”, diz.

Já a estudante Lívia Lima, da Djalma Batista, diz que o diálogo com o secretário motiva os colegas a acreditarem em um futuro prospero por meio da educação.

Nas escolas de ensino médio o secretário realizou bate-papo com os alunos (Foto: Mágila Campos)

“Acredito que essa conversa é importante, porque no ensino médio tem muitos alunos desorientados, e o papo com ele ajuda essas pessoas a entenderem que a educação é o caminho para quem nasceu pobre mudar de vida”.

A Djalma Batista é a primeira escola de ensino integral da regional Tarauacá/Envira e foi implantada este ano. Já a João Ribeiro, de ensino médio regular, foi a primeira escola criada no município, em meados de 1921.

A coordenadora do núcleo da SEE, no município, Francisca Aragão, ressaltou que as visitas do secretario à região, renovam e fortalecem os vínculos do Estado com a comunidade.

“Esse diálogo constante com os municípios é altamente positivo. Está sendo construída na educação do Acre uma história que nem nós educadores que estamos diretamente envolvidos, temos a dimensão do tamanho e da importância”, destaca.

Agenda incluiu visitas às escolas de ensino fundamental (Foto: Mágila Campos)

Visitas ao ensino fundamental

Além da conversa com os estudantes do ensino médio o secretário realizou ainda visitas na escola de ensino fundamental Edmundo Pinto, onde conversou com a direção, e na Delzuite Barroso, que está recebendo ampliação de salas de aulas.