Secretaria de Meio Ambiente avalia e planeja ações no Vale do Juruá

Conhecido por sua riqueza ecológica, o Vale do Juruá é um dos polos turísticos e econômicos mais importantes do Acre. Na região, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) executa uma política pública de desenvolvimento sustentável que tem resultado na melhoria da qualidade de vidas dos acreanos, redução do desmatamento ilegal, justiça e inclusão social.

Como de costume, o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, deu início à gestão anual com uma avaliação in loco das ações desenvolvidas em 2017 e o planejamento das atividades previstas para este ano. A reunião realizada nesta segunda-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, contou com a presença do diretor de Florestas da Sema, Marky Brito, e do gerente da secretaria no Juruá, Isaac Ibernon.

“Esse núcleo da Sema em Cruzeiro do Sul é estratégico, pois atua diretamente na gestão do Complexo Estadual de Florestas do Gregório, onde residem mais de 500 famílias e outras tantas no entorno. Estamos trabalhando na perspectiva de ter um núcleo eficiente, que possa dar respostas, mas principalmente de garantir a preservação e uso sustentável da floresta”, frisou Edegard de Deus.

Somente no Complexo Estadual de Florestas do Gregório e entorno, o governo do Estado destinou R$ 38,8 milhões entre 2011 e 2017. Na zona rural, os investimentos fortaleceram a produção agrícola, dando autonomia e segurança aos produtores, indígenas e extrativistas, que constroem uma economia diversificada.

Para este ano, a instituição já atua na promoção da cadeia produtiva da madeira, por meio do manejo sustentável comunitário. “Queremos impulsionar o setor moveleiro, garantindo de maneira legal que haja madeira disponível. De modo que a floresta gere emprego e renda”, salientou Brito.

Resultados

Somente no Complexo Estadual de Florestas do Gregório e entorno, o governo do Estado destinou R$ 38,8 milhões entre 2011 e 2017 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Além de apoiar iniciativas de produção sustentável, a Sema, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), tem apostado no desenvolvimento do turismo de base comunitária na regional do Juruá, é o que explica Isaac Ibernon.

“Temos regulamentado o ecoturismo no Croa, onde a atividade já existia, mas de maneira reprimida. Além disso, apostamos na valorização dos produtos madeireiros, como a extração de óleos vegetais, que estão gerando emprego e renda nas comunidades extrativistas”, destacou o gestor regional da Sema.

Em 2017, a instituição promoveu a terceira edição do Copão da Floresta – campeonato de futebol que reuniu mais de três mil pessoas no jogo de abertura, com participação dos moradores do Complexo de Florestas do Gregório. A iniciativa promove esporte e lazer na região.

Segundo Isaac, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), gerido pela instituição ambiental, promoveu cidadania na região. “Muitas pessoas que moravam em condições impróprias foram contempladas com moradias. Desenvolvemos várias ações que terão continuidade neste ano.”

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest