Secretaria de Saúde implantará programa Primeira Infância Acreana

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Programa tem como público-alvo crianças de até 6 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em reunião com a primeira-dama Marlúcia Cândida, gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apresentaram, na última terça-feira, o programa Primeira Infância Acreana (PIA), que será lançado no dia 3 de junho.

O programa foi idealizado por uma equipe da Sesacre, do Saúde da Criança e Atenção Básica, com o objetivo de qualificar o atendimento e o cuidado à criança de 0 a 6 anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.

“É importante termos a primeira-dama como uma forte apoiadora do projeto, assim como o governador Tião Viana. Eles representam a vontade política de expandir a ação para todo o Acre”, comentou Priscylla Nunes, da equipe de elaboração do PIA.

20160503_171316
Equipe gestora do projeto se reuniu nesta quinta, 4 (Foto: Rose Farias/Secom)

O piloto será implantado em Rio Branco, no segmento saúde Calafate e Cidade do Povo. A seguir a experiência será expandida para os municípios de Jordão, Santa Rosa, Assis Brasil, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, totalizando 80 equipes de Saúde da Família contempladas no projeto. Apoiado por várias instituições, o PIA conta, nessa etapa, com recursos da Fundação Bernard van Lee e United Way Brasil.

Estudos comprovam que a qualidade de vida de uma criança até os seis anos de idade determina seu equilíbrio pessoal e capacidade de contribuição cidadã.

“O programa é encantador, pois abrange toda a cadeia de acolhimento desde o nascimento, que é momento principal da vida do ser humano. Sabemos que é um investimento de longo prazo e que os frutos serão colhidos mais tarde”, ressaltou Marlúcia Cândida, que apoia a iniciativa.

O PIA

A palavra integral refere-se à observação do desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. O termo integrado, por sua vez, traz a perspectiva da intersetorialidade, ou seja, de um atendimento que associe os serviços de educação, saúde, desenvolvimento social e outros atores sociais relevantes na atenção à criança.

As ações propostas no PIA representam um grande movimento que beneficiará gestantes, crianças, pais e que qualificará os profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e saúde indígena como agentes promotores do desenvolvimento infantil.