Troca de experiências

Secretaria de Segurança apresenta para equipe de Rondônia resultados de adesão ao Sinesp

Representantes das instituições de segurança de Rondônia estiveram nesta quinta-feira, 21, na Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp), para conhecer os procedimentos técnicos e operacionais adotados pelo Acre desde sua adesão ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O objetivo do intercâmbio é subsidiar o estado vizinho, para que ao aderir também à ferramenta possa haver mais integração de informações nas áreas policiais e criminais.

O Acre no momento utiliza o Sinesp para dados de Polícia Civil e ocorrências atendidas pelo Ciosp (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Acre modernizou o gerenciamento das informações prestadas ao governo federal ainda em 2017 e, desde então, tornou-se modelo para as demais unidades da federação que já aderiram ao sistema, sendo o estado que mais atualizou informações, segundo dados repassados pelo próprio Ministério Extraordinário da Segurança Pública à imprensa nacional no mês de abril.

O Sinesp é uma ferramenta integrada à base nacional de dados relacionados à Segurança Pública, disponível gratuitamente aos estados e parte da estratégia da União de uniformizar informações, que se tornou mais evidente com a sanção presidencial do projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), na última semana.

A criação do Susp foi, inclusive, a principal reivindicação da Carta do Acre, resultado do encontro liderado pelo governador Tião Viana e assinada por outros 20 governadores que se uniram para solicitar que a União assuma seu papel constitucional, principalmente no que diz respeito ao controle das fronteiras.

Durante a agenda articulada pela Secretaria de Segurança do Estado de Rondônia, policiais civis e militares e outros profissionais participaram de conversa com o gestor da Sesp, Vanderlei Scherer Thomas. Foram apresentados os dados técnicos das plataformas do sistema, além de uma visita ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Atualização real

Recentemente, o Acre também deu início ao projeto piloto executado na Delegacia de Polícia Civil da 4ª regional de Rio Branco, que além de registrar o boletim de ocorrência eletrônico no Sinesp, passou a fazer a inserção dos termos circunstanciados e inquéritos de forma online.

Sinesp/ PPE permite realizar o registro de ocorrências, além de acessar boletins de ocorrências de um indivíduo em outro Estado (Foto: Marcelo Torres/Secom)

“Temos a execução do Sinesp consolidada em todas as delegacias da capital e iniciamos também essa nova modalidade, que ainda é um piloto. Ainda temos o desafio de solucionarmos a questão da internet nos demais municípios, para que possamos padronizar esse fornecimento de dados. Estamos felizes em poder mostrar nosso trabalho e acreditamos que será uma ponte para Rondônia possivelmente aderir ao sistema também”, frisa Thomas.

O delegado de Polícia Civil, responsável pelo Departamento de Informática e Telecomunicações da Polícia Civil de Rondônia, Osmar Luiz Casa, avaliou a agenda como satisfatória em termos das informações imediatas que devem auxiliar o estado no processo de decisão de mudança de plataforma da prestação de dados de segurança em caso de adesão ao Sinesp, visto que cada estado continua livre para utilizar suas ferramentas, desde que encontrem uma forma de repassá-las também à base de dados nacional, enquanto exigência do governo federal.

“A visita foi de muita contribuição tanto pelo que vimos de imediato quanto pelas portas que continuarão abertas para diálogo a partir disso. Além de ser muito importante nesse momento em que temos essa tendência de adesão também ao sistema junto aos demais estados que, assim como o Acre, fizeram essa mudança na sua prestação de informações”, frisou.