Secretaria Estadual de Saúde doa microscópio a prefeitura de Xapuri

Gemil Júnior destacou a parceria com a prefeitura de Xapuri (Foto: Júnior Aguiar)

A população de Xapuri, distante de Rio Branco cerca de 190 quilômetros, vai ter nos próximos dias o retorno de um importante serviço na área de saúde do município.

É que há mais de um ano, o serviço de exames laboratoriais não era realizado nos postos de saúde por falta de material e reparo em alguns equipamentos.

Problema resolvido com a parceria entre a prefeitura local e a governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde.

Nesta quinta-feira, 16, a Sesacre fez a entrega ao município de um microscópio binocular que vai ser usado para a realização de exames básicos de análises clínicas em Xapuri.

“Desde o início da gestão que o prefeito Bira Vasconcelos, nos desafiou a construir parcerias para melhorar a saúde municipal. Procurei a Secretaria Estadual de Saúde e fomos muito bem atendidos. Para minha alegria já estou voltando para Xapuri levando um microscópio que era nossa maior carência”, afirma André Miranda, secretário de Saúde de Xapuri.

O deputado estadual Manoel Moraes elogiou a parceria entre o Estado e o município. “Ficamos satisfeitos porque quando existe esse tipo de parceria quem ganha é a população”.

O microscópio custou mais de R$ 2 mil e foi adquirido por meio de uma emenda do senador Jorge Viana.

“A determinação que temos do governador é trabalhar ajudando todos os municípios. Sabemos que esse microscópio é de muita importância para que a prefeitura de Xapuri possa voltar a realizar exames clínicos na rede municipal de saúde”, enfatiza Gemil de Abreu Júnior, secretário estadual de Saúde.

Além da doação do microscópio, a Sesacre envia na próxima semana um técnico para instalar o aparelho e realizar manutenção em outros equipamentos da Secretaria de Saúde de Xapuri.