Conscientização ambiental

Secretarias de Educação e Meio Ambiente reforçam combate às queimadas

“A educação é o caminho para tudo”, garante o diretor de Gestão da Secretaria de Educação, Evaldo Viana. Sabendo desse potencial, as secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Educação acreditam que, por meio da alfabetização de crianças, jovens e adultos, é possível trazer conscientização ambiental, principalmente no que se refere às queimadas.

Nesse sentido, foi realizada na quarta-feira, 9, no Centro de Educação Permanente de Cruzeiro do Sul, uma reunião para reforçar a campanha de combate às queimadas dentro das salas de aula. Estiveram presentes na reunião equipes gestoras das escolas, professores de áreas ligadas ao meio ambiente, Corpo de Bombeiros, Instituto de Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Defesa Civil de Cruzeiro do Sul.

“A escola é um caminho que pode levar à conscientização. Os alunos, principalmente as crianças, são os mais prejudicados com as queimadas. Pela educação, é possível que o pai aprenda com o filho os problemas que a queimada traz para a saúde e para o meio ambiente”, explica o secretário.

Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Acre e ocupa o segundo lugar na lista das cidades com maior número de queimadas urbanas e florestais em 2017.

Quero Ler

Para garantir a efetividade das ações, as escolas organizam atividades educativas, passeatas, panfletagem, reunião com os pais, além dos alunos escreverem cartas sobre o tema. “Iniciamos em Rio Branco com os alfabetizadores do Quero Ler e em outros sete municípios do estado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Imac e Sema”, conta Viana.