Afinando os trabalhos

Secretário de Educação apresenta novas diretrizes da pasta a gestores da capital

Reunido com coordenadores e gestores de todas as escolas da rede pública estadual de Rio Branco, o secretário de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Mauro Sérgio Cruz, apresentou as novas diretrizes da pasta para os próximos anos.

Entre as pautas principais estiveram o estreitamento da relação entre a secretaria e as instituições de ensino e a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas, como o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a Prova Brasil.

Encontro reuniu gestores e coordenadores escolares das escolas da capital (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

“Quem tem que brilhar na Educação é a escola, o aluno e o professor. Nós, gestores, precisamos apenas coordenar esse processo de ensino e aprendizagem para que os melhores resultados possíveis sejam alcançados”, disse Mauro Sérgio Cruz.

Atendo aos assuntos tratados durante a reunião, o professor Veridiano Alves, gestor da Escola Serafim da Silva Salgado, uma das maiores da região da Baixada do Sol, se disse esperançoso.

“Nós temos uma educação de qualidade, mas nossa missão enquanto educadores é melhorar cada dia mais o serviço ofertado a população. Acredito que teremos boas mudanças com as estratégias implementadas nos próximos meses pelo novo secretário”, afirmou

Mauro Sérgio Cruz apresentou as novas diretrizes de atuação da Educação (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Matrículas

Durante o encontro com os diretores e coordenadores a equipe de Gestão apresentou o calendário de matrículas da rede estadual. O período para confirmação e atualização cadastral dos estudantes teve início no último dia 2 de janeiro e se estende até o próximo dia 11.

O encaminhamento de alunos de uma escola para outra vai de 11 a 14 deste mês, mas os pais ou responsáveis precisam confirmar essa transferência de 21 a 25 de janeiro.

Para novos alunos, as matrículas serão efetuadas na central que funcionará no Centro de Referência em Inovações para a Educação (Crie), no antigo Mira Shopping, a partir do dia 28 de janeiro.

“Nós vamos iniciar o ano letivo no dia 11 de março, depois que se concluir o processo seletivo para contratação de professores temporários. Além disso, a secretaria de Educação também está realizando o concurso público para profissionais efetivos”, lembrou João Lima, diretor de Gestão.

Os números

Em médias gerais, a nota do Acre ainda precisa melhorar. A meta do governo estadual é que todas as escolas estejam próximas aos sete pontos no levantamento do Ideb.

Mauro Sérgio Cruz lembrou aos gestores que todas as unidades precisam estar em plenas condições de funcionamento até o início do ano letivo. O secretário colocou toda a equipe da secretaria a disposição das escolas.

“Nossa meta agora é garantir que todos vocês tenham condições para trabalhar e oferecer ensino de qualidade aos estudantes. Essa relação entre as escolas e a secretaria será mais próxima e tende a nos render resultados mais satisfatórios”, disse Cruz.