Secretário de Meio Ambiente do Amapá vem ao Acre conhecer experiências

Gestores se encontraram nesta segunda-feira (Foto: Angela Peres/Secom)

Acompanhado por sua equipe técnica, o secretário de Estado de Meio Ambiente do Amapá, Marcelo Creão, veio ao Acre para conhecer as experiências do governo na gestão dos recursos hídricos e demais políticas ambientais. O primeiro encontro da comitiva com gestores acreanos foi realizado na manhã desta segunda-feira, 6, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A equipe amapaense foi recepcionada pelo titular da pasta, Edegard de Deus, pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Paulo Viana, e demais integrantes do segmento.

O intercâmbio de experiências visa o fortalecimento de uma relação interinstitucional. “Estamos conhecendo de maneira mais aprofundada as experienciais de sucesso do Acre na gestão dos recursos hídricos. Tanto outros estados amazônicos como a própria Agência Nacional de Águas referenciam as iniciativas do Acre como de sucesso e nos colocam como uma das referências para estarmos visitando”, observou Creão.

Marcelo Creão destacou o pioneirismo do Estado na gestão dos recursos hídricos (Foto: Angela Peres/Secom)

As políticas florestais, legislação e compensação por serviços ambientais desenvolvidas pelo governo do Estado também serão explanadas pela comitiva do Amapá, que cumpre agenda em Rio Branco até a próxima quarta-feira, 8.

Outro ponto de interesse repassado é o conhecimento do Acre na outorga dos recursos hídricos, como explica Paulo Viana, diretor-presidente do Imac.

“Vamos contribuir com a nossa experiência na área de dispensa e outorga de recursos hídricos. Faremos a apresentação do módulo sistematizado que estamos construindo”, destacou.

Edegard de Deus relata o intuito da visita. “Eles estão interessados em conhecer a gestão dos recursos hídricos, realizada no Programa Progestão. Além disso, também apresentaremos a gestão dos eventos hidrometeorológicos extremos, como realizamos o monitoramento em períodos de secas e enchentes. Vamos trocar experiências acumuladas e conhecimentos” frisou.

No período da tarde, a comitiva do Amapá realiza visita à Unidade de Monitoramento Hidrometeorológico do Acre, instalada na Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Progestão

O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a implantar o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH), criado e desenvolvido pela Sema, com a ajuda e participação de diversos órgãos públicos e da sociedade. Duas vezes por ano, a ANA envia técnicos para que avaliem o desenrolar das ações do Progestão nos estados.

Nos últimos três anos, o Acre cumpriu 100% das metas estabelecidas pelo governo federal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter