Secretário de Saúde participa de encerramento da Semana de enfermagem da Ufac

Gemil falou sobre a importância dos enfermeiros na saúde (Foto: Nattércia Damasceno/Ufac)

A Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac), voltada para estudantes e profissionais da área, teve início na última quarta-feira, 10.

O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, participou da solenidade de encerramento do evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12, dia em que também e comemorado o Dia do Enfermeiro. Na ocasião, ele falou aos presentes sobre a importância da profissão no cenário da Saúde.

“Nada se compara ao ato de cuidar de vidas e os enfermeiros têm uma importância fundamental dentro das unidades de saúde. Esses profissionais se doam durante anos, têm de renunciar a muitas coisas em prol da vida de outras pessoas e essa é a definição de amor do filósofo Aristóteles, amar aquilo a que se dedica. Por isso o governo do Estado está trabalhando para que todos os aprovados nos últimos concursos da Sesacre sejam chamados”, afirmou o secretário.

Com o Tema “A enfermagem e as novas perspectivas de atuação profissional”, a Semana Acadêmica de Enfermagem da Ufac ocorre anualmente como estímulo ao ensino, à pesquisa e à extensão para estudantes e profissionais da área.

Este ano, foram realizados minicursos sobre novas diretrizes para atendimento em paradas cardiorrespiratórias; atualização para o rastreamento do câncer de colo do útero e detecção precoce do câncer de mama; sistematização da assistência de enfermagem da teoria à prática e uso de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Enfermeiros e o nobre trabalho de salvar e cuidar de vidas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter