SEE e Ifac realizam aula inaugural do curso de Secretaria Escolar

Representantes da SEE, Ifac e Sinteac participaram da solenidade (Foto: Mágila Campos)

Cerca de 200 profissionais da educação acreana iniciaram as aulas no curso Técnico de Secretaria Escolar, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Instituto Federal do Acre (Ifac).

O curso faz parte do Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública (Profuncionário). As aulas começaram na noite da última sexta-feira, 1, no auditório da SEE.

Maria José Grangeiro é servidora da rede estadual e se inscreveu no curso porque deseja se qualificar na sua área. “Já vinha tentando ser selecionada havia algum tempo, e agora deu certo. Estou ansiosa e feliz, porque vou me capacitar melhor”, conta.

A formação é voltada para profissionais da rede pública de ensino das esferas estaduais, municipais e federal. O objetivo do programa é a valorização e a capacitação de profissionais não docentes que atuam na área de educação.

Erica Neves, coordenadora de ensino superior da SEE, destacou que o curso é uma forma de valorizar os profissionais não docentes: “O curso vem para qualificar os trabalhadores que atuam nas áreas administrativas das escolas. Na prática, é ampliar a melhoria do ensino em todas as esferas”, diz.

A formação tem a duração de dois anos e as aulas serão ofertadas nos campi do Ifac nos bairros Xavier Maia e Baixada da Sobral. São oitos turmas, quatro em cada localidade.

A coordenadora do Profuncionário no Ifac, Arteme da Costa, lembrou que o curso é uma resposta às demandas da sociedade. “Os conhecimentos que esses profissionais têm sobre seus postos de trabalhos foram adquiridos na prática, agora eles vão institucionalizar os saberes por meio dos conhecimentos técnicos e científicos”, explica.

Profuncionário

O Profuncionário é um programa do governo federal voltado para a formação de servidores da Educação que exercem funções administrativas nas escolas da rede pública de educação básica. No Acre, estão à frente do programa a SEE, o Ifac e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter