Segurança define estratégia para eventos do fim de semana

Shows de samba, jogo de Rio Branco e Luverdense e Parada do Orgulho LGBT mobilizam ação conjunta de setores da Sejusp

seguranca_11-09-08.jpg

Profissionais da Segurança Pública discutem o trabalho que será realizado neste domingo, durante os grandes eventos que acontem na cidade (Foto: Sérgio Vale / Secom)

Três grandes eventos realizados neste fim de semana em Rio Branco exigiram dos setores de segurança pública do Estado um esquema especial para proteção da população. Mais de 150 homens cobrem a cidade a partir de sexta-feira, 12, com atenção redobrada no domingo, 14, quando acontecem a 4ª Parada do Orgulho LGBT e o jogo entre Rio Branco e Luverdense (MT), pela série C do Campeonato Brasileiro.

O trânsito, principalmente no Segundo Distrito da capital, sofre alterações a partir de 12 horas de domingo, quando começa a concentração da parada da diversidade. Um termo de conformidade firmado entre os organizadores estabeleceu um consenso para que um evento comece apenas quando o outro terminar. Assim, a saída da parada está prevista para as 18 horas, quando termina o jogo de futebol.

A caminhada sairá do calçadão da Gameleira, seguindo pela Via Chico Mendes até o estacionamento da Arena da Floresta, onde na chegada será realizado o show de As Frenéticas. Não será permitida a participação de veículos durante o trajeto, com exceção dos caminhões cadastrados antecipadamente e que contam com segurança própria conforme regulamento estabelecido pela organização. "Estamos desestimulando o uso de veículos durante a parada, que vale pela caminhada, porque é uma festa", explica Rose Farias, uma das responsáveis pela coordenação da parada.

O secretário de Segurança Pública, Antonio Monteiro, diz que, apesar da tranqüilidade que a festa representa todos os anos, sem nenhum registro de ocorrências graves, é preciso que a população fique atenta à própria segurança e às recomendações sobre o trânsito. Quem estiver chegando ou saindo da cidade entre 17 e 20 horas deverá evitar a Via Chico Mendes, buscando como alternativa a Via Verde. O comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Paulo Cezar, enfatiza que a ponte metálica não será interditada e a Via Chico Mendes terá fluxo de veículos em uma das direções.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter