Segurança e esporte na comunidade chega ao bairro Santa Inês

Atividade da Sesp envolveu cerca de 250 crianças do bairro Santa Inês (Foto: Pedro Paulo)
Atividade da Sesp envolveu cerca de 250 crianças do bairro Santa Inês (Foto: Pedro Paulo)

Cerca de 250 adolescentes participaram, no último fim de semana, de uma atividade esportiva organizada pela comunidade local,l no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito da capital.

O evento tem o apoio do governo do Estado, por meio do projeto “Esporte na Comunidade, Pacto Pela Paz”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A atividade teve início no último sábado, 14, e o encerramento está previsto para o próximo dia 21. Além de promover o lazer da juventude, bolas e troféus serão distribuídos aos participantes, conforme a classificação na competição esportiva destinada a criança e adolescentes de 7 a 15 anos.

“Esporte na Comunidade, Pacto Pela Paz”, desenvolvido pela Segurança Pública, conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco e foi pensado por ser uma importante arma social na prevenção de crimes.

“Além disso, é fundamental para inclusão social de jovens. Nossa meta é alcançar todas as regionais de polícia e incluir o maior número de jovens no programa”, salientou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

“Esporte na Comunidade, Pacto Pela Paz” é uma ação preventiva em bairros vulneráveis (Foto: Pedro Paulo)
“Esporte na Comunidade, Pacto Pela Paz” é uma ação preventiva em bairros vulneráveis (Foto: Pedro Paulo)

Esporte e criatividade

No bairro Santa Inês, a comunidade encontrou um jeito simples e criativo para praticar esporte e lazer. O contorno de uma curva sinuosa da estrada que liga o bairro à comunidade Judia, que antes era um terreno baldio, virou campo de futebol.

O terreno, que antes assustava os moradores, deu lugar ao principal ponto de encontro de adolescentes da região. O velho ipê-roxo, totalmente preservado, fica no campo de futebol. Sua sombra é disputada pelos jogadores mirins e pelos treinadores, que passam suas instruções ali mesmo, sem a preocupação de o adversário ouvir quaisquer orientações.

“É gratificante promover atividades para crianças e adolescentes. A gente sabe que vai evitar tantas coisas ruins como, por exemplo, o vício das drogas, entre outras mazelas. O esporte é atrativo, é prazeroso e permite colocar a parte mais profunda de uma criança em prática: a ludicidade”, destacou a professora Darcy Gadelha, uma das organizadoras do evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter