Redução da criminalidade

Segurança Pública divulga plano de ação para os próximos 100 dias do ano

Os primeiros dez dias do ano foram de muito trabalho entre as instituições que promovem a segurança pública do estado. Operações deflagradas, mandados cumpridos e revistas realizadas em unidades prisionais trouxeram uma maior sensação de segurança e ainda influenciaram na redução do número de crimes em mais de 60% se comparado aos mesmo período dos anos anteriores.

Na última quarta-feira (16), em uma reunião na Casa Civil, o Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, apresentou os planos para os próximos 90 dias e trouxe com ele uma série de operações que serão realizadas tanto no estado como também em áreas de fronteira.

“O objetivo é continuar mantendo essa redução dos índices de criminalidade e devolver a sensação de segurança que os acreanos tanto desejam. Serão ações preventivas e de combate ao crime que terão o envolvimento de todas as instituições que fazem parte da segurança pública”, enfatizou o secretário.

Polícia Militar (PMAC)

Para a Polícia Militar foram programadas pelo menos 13 operações a serem deflagradas pelos próximos 90 dias, entre elas a “Operação Visibilidade”, com o reforço do policiamento na capital e no interior, seguida da “Operação Presente” que deve acontecer em áreas escolares que logo no início do ano letivo. Há também a continuidade das operações de fiscalização de trânsito, operações de fronteira, além das ações de cunho social que envolvem a comunidade.

As operações serão realizadas tanto no estado como também em áreas de fronteira. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo o Coronel Márcio Alves da Polícia Militar, o esforço para o combate ao crime tem que ser com o apoio da população. “É fundamental a participação da população nesse processo. Estamos num momento de mudança social e cultural, de resgate de valores que dão importância a família, as igrejas, e também as instituições, então todas podem ajudar. Se cada um fizer a sua parte nós garantimos a paz, a segurança e a convivência social”.

Polícia Civil

As estratégias de combate ao crime pela Polícia Civil seguem com o cumprimento de mandados qualificados, na intenção de tirar de circulação pessoas em conflito com a lei que estejam praticando crimes de maior potencial ofensivo, como a exemplo homicídios, assalto ou crimes contra a dignidade, ou seja, estupro. Além disso também será feito o reforço das unidades de polícia para a atuação de combate ao crime nos bairros da capital e no interior.

“Esperamos uma redução real dos índices de criminalidade neste período de 90 dias que é nossa meta. Não haverá descanso ou trégua ao crime, seja ele organizado ou não, nós estaremos presentes para combater”, disse o Secretário de Polícia Civil, Rêmulo Diniz.

Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Sócio Educativo

As duas instituições separadamente irão continuar com as ações voltadas as revistas em parceria com demais instituições que promovem a segurança pública, Polícia Civil e Militar na intenção de manter a ordem dentro e fora das unidades. Convênios firmados com a prefeitura e outras instituições da cidade também devem garantir programas de ressocialização à presos com cursos profissionalizantes e prestação de serviço à comunidade.

“Não haverá descanso ou trégua ao crime”, disse o Secretário de Polícia Civil, Rêmulo Diniz (Foto: Arquivo Secom)

“Nós temos várias medidas necessárias a tomar dentro do sistema que não podemos antecipar porém, podemos garantir que influenciará na redução de crimes aqui fora em meio a sociedade e também na melhoria do sistema lá dentro”, finalizou o diretor-presidente do Iapen, Lucas Gomes.

Bombeiros

Apesar de não atuarem diretamente no combate aos crimes de maior potencial ofensivo, o Corpo de Bombeiros deverá atuar em parceria com as demais instituições para o reforço da segurança nas operações. Serão realizados programas sociais que envolvem a comunidade e tiram jovens de situações de vulnerabilidade como o projeto “Bombeiro Mirim”, além da continuidade das ações de fiscalização e vistorias de prevenção a acidentes em estabelecimentos comerciais.