Segurança Pública proporciona prática de esporte nas comunidades

Na final do sub 11, o Joia de Cristo vence o Florestal por quatro a um (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Na final do sub 11, o Joia de Cristo vence o Florestal por quatro a um (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realiza um trabalho social focado no esporte. É o projeto “Esporte na Comunidade, Pacto Pela Paz”, que visa manter crianças e adolescentes longe da criminalidade. Neste sábado, 28, foi realizado o encerramento do torneio de futebol que envolveu garotos de seis bairros de Rio Branco, com idade de 8 a 15 anos.

Mais de 50 garotos participaram do torneio realizado no bairro Santa Inês. Com o apoio da comunidade e da Segurança Pública, ao final do campeonato, foram distribuídos medalhais e troféus para os campeões, e bolas para os que ficaram em segundo lugar.

“Na realidade, todos são campeões. A ideia é incentivar que esses garotos saiam das ruas e possam ter disciplina e respeito ao próximo. Isso é bastante louvável, uma vez que tiramos essas crianças das ruas, estamos diminuindo o assédio de pessoas que possam levá-las ao mundo do crime”, destacou o secretário adjunto de Integração Social da Segurança Pública, Vanderlei Thomas.

No sub 15, o time Real Norte vence o Acre Rio por seis a zero; todos foram premiados (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
No sub 15, o time Real Norte vence o Acre Rio por seis a zero; todos foram premiados (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

Organizador do campeonato e treinador da Escolinha de Futebol Joias de Cristo, Francisco Araújo, que já trabalha há mais de 10 anos com jovens e adolescentes, disse que receber o apoio de uma instituição como a Segurança faz com que os trabalhos cresçam ainda mais. “Trabalho com aproximadamente 100 garotos, e ver o interesse da Segurança em promover esse esporte é de grande satisfação, pois a alegria está estampada no rosto de cada um deles”, ressaltou.

De acordo uma das responsáveis pelo projeto, Darcy Gadelha, está sendo mostrado aos jovens que, por meio do esporte, aprende-se a respeitar o próximo e a criar laços entre as comunidades, uma vez que o campeonato envolveu meninos da Cidade do Povo, Taquari, Quinze, Santa Inês e Belo Jardim.

O pequeno Francimar Leitão, 11, ao pegar um troféu pela primeira vez, afirmou estar realizando o sonho de ser jogador de futebol. “Adorei participar do campeonato. Agradeço a todos, pois esse é um sonho: ser jogador e levantar o troféu”, contou.