Prevenir é o melhor remédio

Segurança Pública renova termo de cooperação com projetos sociais

Centenas de jovens estudantes do Centro Educacional Armando Nogueira foram expectadores da cerimônia de assinatura da renovação de dois termos de cooperação realizados entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e representantes de projetos sociais que incentivam o esporte.

O evento foi realizado na tarde da terça-feira, 12, no auditório da instituição de ensino com a intenção de ampliar as ações de inclusão e prevenção, por meio da prática esportiva, como alternativa para que crianças, adolescentes e jovens não fiquem ociosos e vulneráveis às drogas, criminalidade e violência.

O estudante Mário de Freitas, 17 anos, é um dos contemplados com o “Chute Box” (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

A cooperação faz parte do projeto Chegando na Frente, da Sesp, que tem o propósito de estimular crianças e adolescentes carentes à prática de atividades literárias, musicais, de dança e esportivas.

Com a assinatura do documento, os projetos “Chute Box” e “10 na bola, 10 na escola”, seguem recebendo subsídio da Sesp para que alcancem cada vez mais alunos.

Os projetos sociais já alcançam aproximadamente 3 mil jovens de Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

De acordo com o pastor Marquinhos Bombeiro, responsável pelo projeto “10 na bola, 10 na escola”, que já alcança aproximadamente 3 mil jovens de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a prevenção é o meio mais eficaz para que a guerra contra a violência seja vencida.

“O Brasil é o segundo maior consumidor de drogas, esse dado revela uma ameaça ao futuro das nossas crianças e adolescentes, por isso a sociedade, o estado e a igreja precisam se unir para proteger e dar oportunidades para esses jovens”, destacou o pastor.

Já o projeto Chute Boxe, coordenado por José Roberto Viana, o mestre Jacaré, atende 50 alunos do Centro Educacional Armando Nogueira com aulas de jiu-jitsu e muay thai.

Para o aluno Mário de Freitas, 17 anos, um dos contemplados com o “Chute Box”, a prática esportiva faz bem não só para o corpo, mas para a vida.

“O jiu-jitsu deveria ser tratado como uma disciplina em todas as escolas, já que a filosofia desse esporte nos ensina o respeito à vida e ao próximo, além de incentivar a disciplina e o bom desemprenho escolar”, enfatiza o aluno.

As experiências realizadas pela Sesp ao longo dos anos mostram que projetos focados em educação e esportes têm sido efetivos para manter crianças e adolescentes longes da criminalidade.

O objetivo é estimular crianças e adolescentes carentes à prática de atividades literárias, musicais, de dança e esportivas. ( Foto: Weslley Chrystian/Detran)

“Acreditamos que o esporte somado à educação pode nos ajudar a fortalecer a cultura de paz, além de resguardar nossas crianças e jovens das drogas e do mundo do crime incentivando e oportunizando que eles tenham sonhos e realizem seus projetos de vida”, completou o secretário.