ações integradas

Segurança realiza operações policiais em três cidades do Acre

As polícias seguem com ações repressivas reforçadas nas ruas de todo o Acre. Durante o dia de ontem, 12, operações em três cidades resultaram nas prisões de 13 pessoas. No início da manhã, uma mulher foi presa em flagrante pela Delegacia de Repressão à Entorpecente (DRE), com meio quilo de oxidado de cocaína, vinda de Cruzeiro do Sul com destino a Sena Madureira.

Mais uma fase da Impactus foi realizada na tarde de quinta-feira, em Rio Branco (Foto: Secom)

Uma nova fase da Operação Impactus também foi realizada nos bairros Conquista, Parque das Palmeiras, Ilson Ribeiro, Rui Lino II, Waldemar Maciel e Jardim Primavera, em Rio Branco. Onze mandados judiciais foram cumpridos e sete pessoas presas. Duas armas de fogo foram apreendidas, sendo uma delas uma escopeta calibre doze, munições, entorpecentes e cerca de R$ 700 em dinheiro, além de celulares contendo informações criminosas.

“Com o objetivo de tirar de circulação pessoas que possam ter envolvimento com o tráfico de drogas, furto, entre outros crimes, além de levar mais tranquilidade para a população. Essa edição da Impactus também teve como êxito a retirada de ativos criminais e as investigações vão continuar”, disse o delegado da 4ª regional, Rafael Pimentel.

Mandados judiciais também foram cumpridos dentro de celas do presídio Francisco D’Oliveira Conde e 16 pessoas terão suas penas estendidas dentro da unidade pela prática de crimes que, devido à complexidade da investigação, só agora tiveram suas conclusões finais.

A ação foi coordenada pela Delegacia da quarta regional e pelo Núcleo de Capturas da Polícia Civil (Necapc). Segundo o Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI), a ação segue as orientações da Segurança Pública de combater o crime organizado sem dar trégua e tirar de circulação ativos criminais que impactam na violência, como armas de fogo e entorpecentes.

Operação integrada entre as três polícias também resultou na apreensão de vasto material, no Juruá (Foto: Polícia Militar)

No início da madrugada desta sexta-feira, 13, as Polícias Militar, Federal e Civil realizaram uma operação integrada em Cruzeiro do Sul. Cinco pessoas foram presas em flagrante no bairro Miritizal, em posse de 4 armas de fogo, munições, além de várias porções de entorpecentes confeccionadas para a venda. O grupo já vinha sendo investigado por envolvimento com organização criminosa.

Sete cidades sem homicídios

Os dados foram divulgados no início da semana pelo setor de Análise Criminal e Estatística da Segurança Pública do Acre. Na região do Alto Acre, apenas Xapuri registrou um óbito nesse período. Já Assis Brasil e Epitaciolândia seguem sem registrar crimes dessa natureza até o presente momento.

Os casos de homicídios registraram redução em todo o Acre, na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com janeiro, fevereiro e março de 2017. Foram 26 casos a menos no período. Segundo dados da Segurança Pública, a redução chega a 19,40%.

Reforço das polícias nas ruas e constantes operações resultam na redução dos homicídios (Foto: Assessoria Sesp)

“As polícias têm dado continuidade às diretrizes e ao planejamento feito no fim do ano passado para mudar a dinâmica de enfrentamento à criminalidade e reforçar as ações também no interior do estado. Esse trabalho tem sido feito de maneira integrada, em um diálogo constante entre as instituições”, disse o secretário de Segurança Pública Vanderlei Thomas.

Em Rio Branco, durante o mês de março, as polícias Militar e Civil apreenderam 49 armas de fogo e cumpriram 183 mandados de buscas e prisões. Também foram recuperados 44 veículos com restrição de roubo/furto.