Segurança reforça ações em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, destinou reforço policial para o combate à criminalidade no Juruá, com foco em Cruzeiro do Sul.  Homens das polícias Militar e Civil, além de viaturas, foram deslocados da capital para auxiliar o efetivo da região, e policiais da área de inteligência estão na região preparando futuras operações.

A força-tarefa da segurança foi acompanhada pelo comandante da PM, Júlio César dos Santos, e pelo subsecretário de Polícia Civil do Acre, Josemar Portes. O diretor de polícia da capital e do interior, delegado Nilton Boscaro, e do diretor operacional da PM, coronel Glayson Dantas, também estão em Cruzeiro do Sul e permanecem na região por tempo indeterminado.

Ações voltadas ao combate à criminalidade em Cruzeiro do Sul estão inseridas no planejamento estratégico de enfrentamento à criminalidade (Foto: Cedida)

As ações voltadas ao combate à criminalidade em Cruzeiro do Sul estão inseridas no planejamento estratégico de enfrentamento à criminalidade da Secretaria de Segurança Pública.

O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) reuniu doze empresários ligados à Associação Comercial do Juruá na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul. Na oportunidade foram abordados pontos específicos de ações integradas desenvolvidas na região, além de uma prestação de contas do planejamento, colocado em prática nos últimos dias.

Para o presidente da associação Assem Cameli, o trabalho desenvolvido pelas polícias vai devolver a sensação de segurança à população do Juruá. “Nós recebemos essas ações das polícias com muita alegria e nos colocamos à disposição para caminhamos juntos no combate à criminalidade”, declarou Cameli.

O comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Júlio César, falou do trabalho integrado das forças de segurança.

“O trabalho tem sido desenvolvido de forma integrada aqui e em todo o estado. Dessa forma, conseguimos avanços significativos no combate à criminalidade e vamos continuar intensificando nossas ações na região no sentido de devolver a sensação de segurança à população Juruá.”

Reforço com o efetivo do Bope no Juruá segue por tempo indeterminado (Foto: Cedida)

A Polícia Civil desenvolve ações voltadas à investigação. “O trabalho investigativo produziu várias operações, representamos contra pessoas que tentam ruir a paz social e estas ações têm surtido efeito com a retirada de ativos criminais. Essa é a forma de caminhar, intensificando trabalho e enfrentando à criminalidade de maneira firme e forte”, destacou Josemar Portes.

Combate ao tráfico

Segundo o secretário Emylson Farias, a atuação da polícia terá como prioridade a repressão ao tráfico de entorpecentes, do qual decorre a maioria dos outros delitos.

“Há, uma fragilidade da vigilância nas fronteiras do Brasil com o Peru e a Bolívia – os dois maiores produtores de cocaína do mundo –, por não haver uma política do governo federal eficaz de combate ao narcotráfico, o que dificulta o combate ao comércio de drogas ilícitas, principalmente na fronteira”, destaca Farias.

O gestor da Segurança pondera que o Exército e a Polícia Federal precisam de apoio da União para uma atuação mais efetiva na proteção das fronteiras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter