Segurança transfere mais cinco detentos para penitenciária federal

Ministério da Justiça autorizou a transferência de mais cinco detentos para penitenciárias federais (Fotos galeria: Sérgio Vale/Secom)
Ministério da Justiça autorizou a transferência de mais cinco detentos para penitenciárias federais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) transferiram mais cinco apenados para uma unidade federal de segurança máxima. A ação teve início nas primeiras horas do dia deste domingo, 11, e mobilizou todas as forças policiais do Estado e da União. Um mega esquema de escolta foi montado para levar os detentos até o aeroporto de Rio Branco.

A transferência de mais cinco detentos é fruto da articulação da Sesp com o Ministério da Justiça e tribunais estadual e federal. A medida se dá pela informação do setor de Inteligência de que esses apenados também fazem parte do crime organizado e estão envolvidos diretamente nas ordens para a execução dos atentados ocorridos durante a semana passada na capital.

Força-tarefa teve início logo nas primeiras horas da manhã de domingo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Força-tarefa teve início logo nas primeiras horas da manhã de domingo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“São pessoas consideradas lideranças que, assim como as quinze que já saíram daqui, davam voz de comando para os ataques ocorridos na última semana. Nós tivemos autorização do juiz federal de Catanduvas que chancelou o encaminhamento deles para a penitenciária federal de segurança máxima no estado do Paraná”, explicou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

Mesmo assim, o policiamento nas ruas de Rio Branco permanece reforçado por tempo indeterminado. A Força Nacional colabora com as Polícias Militar e Civil na saturação em locais com a maior mancha criminal. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro continuam em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade.

“Nem por isso nós vamos recuar, o policiamento permanece reforçado e continuamos com a mesma postura nas ruas. Vamos continuar firmes, com a mesma intensidade, seguindo passo a passo do nosso planejamento”, concluiu o secretário.