Sejudh promove atendimento psicossocial no centro de Rio Branco

Ir ao encontro da comunidade e atuar na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, pessoas com deficiência, idosos e LGBT, além de acolher denúncias e prestar orientações sobre serviços públicos, também compreendem as ações do Centro de Referência em Direitos Humanos do Acre (CRDH/AC).

Nesta semana, os assessores jurídicos, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que compõem a equipe técnica da entidade efetuaram atendimentos à população nas dependências externas do Terminal Urbano de Rio Branco.

“O acesso aos direitos, como também aos mecanismos da Justiça, é uma das principais funções dessas atividades itinerantes, em que também promovemos trabalhos educativos à comunidade”, destaca a coordenadora do CRDH/AC, Maria da Luz França.

Os trabalhos de solicitações de serviços, encaminhamentos, orientações, atendimento psicossocial e denúncias sobre de violação de direitos também podem ser feitos na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), órgão responsável pelo CRDH/AC.

Agentes técnicos da Sejudh promoveram atendimentos psicossociais à população nas dependências externas do Terminal Urbano de Rio Branco (Foto: André Araújo)

“Outro objetivo dessa atividade é aproximar os serviços da Sejudh da população para que possa denunciar qualquer forma de preconceito, desrespeito, intolerância, negligência ou abandono, conflitos por causa de orientação sexual, gênero e nacionalidade, ou seja, um espaço para registrar algum desses casos de forma gratuita”, relata França.

Flávia Souza, moradora do Belo Jardim, comenta que adentrava o Terminal Urbano para voltar para casa quando se avistou o banner do CRDH/AC, foi se certificar do que se tratava e aproveitou para realizar uma solicitação. “Eu tinha perdido a certidão de nascimento, e toda vez me programava para ir ao cartório, mas nunca tinha tempo. No entanto, com essa atividade, descobri que poderia requerer a segunda via, e assim fiz”, disse.

Os cidadãos que necessitarem de alguns serviços relacionados à temática dos direitos humanos podem ir à sede da Sejudh, na Rua Francisco Mangabeira, 37, bairro Bosque, em Rio Branco, ou ligar nos telefones (68) 3215-2315. Neste ano, os atendimentos itinerantes da Sejudh também estarão em Manoel Urbano, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter