No Senac

Semana de Ciência e Tecnologia 2017 é aberta no Acre

Neste ano, o evento terá como tema “A Matemática Está em Tudo” e contará com diversas atividades em torno do assunto até o dia 27 próximo (Foto: Angela Peres/Secom)

A cerimônia de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia 2017 foi realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Rio Branco. Neste ano, o evento terá como tema “A Matemática Está em Tudo” e contará com diversas atividades em torno do assunto até o dia 27 próximo.

Além do dispositivo de abertura, houve ainda a palestra “A Neurociência Através da Matemática”, com a professora-doutora da Universidade Federal do Acre (Ufac) Salete Chalub.

De acordo com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, dentro da programação da semana estão cursos gratuitos voltados à comunidade nos telecentros, no Senac e na Ufac, além de exposição de trabalhos no Expociência, o Seminário do Bambu e o Viver Ciência, em Cruzeiro do Sul.

“Pensamos em diversas atividades que têm a matemática como tema principal, as quais serão voltadas aos estudantes da rede pública e privada de ensino, professores e comunidade em geral”, diz. Os interessados em participar das capacitações podem efetuar inscrição no site www.semanact.ac.gov.br.

A gestora também aponta o edital aberto para o Prêmio Jovem Cientista, que foi prorrogado até o dia 23: “Nós certamente temos vários gênios da matemática aqui no Acre, então esse será o momento de identificá-los e reconhecê-los. Os melhores projetos serão expostos durante a Semana no Senac e, no último dia, os seis finalistas receberão premiações”, adianta Renata.

Segundo o presidente da Fecomércio e representante do Senac, Leandro Domingos, a ideia é de que se despertem interesse e curiosidade nos participantes, envolvendo-os em constante interação e busca de formação profissional.

“Estamos oferecendo dentro da semana nove oficinas, dividias nos eixos temáticos de informática, saúde, produção de alimentos, moda e beleza. Essa é a forma de reiterar nosso contentamento entre conviver com estudiosos de ciência e tecnologia durante esse período”, afirma Domingos.

No Acre, a Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pelo governo do Estado, por meio da Sect e do Senac, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e da Ufac.

Confira a programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia