"Ciência para redução das desigualdades"

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia alcançará nove municípios acreanos

Com o objetivo de levar inclusão social e digital para os jovens que estão cursando o ensino médio, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) lançou o calendário de atividades da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano será “Ciência para redução das desigualdades”. Com isso, foi elaborado o calendário de programação correspondente para nove municípios e tem início a partir do dia quatro de junho.

Através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Faculdade Meta (Fameta), a semana tem por principal objetivo levar para os jovens oportunidades de profissionalização para desenvolver habilidades digitais e permitir a facilidade na inclusão do mercado de trabalho, oferecendo cursos de operador de computador, recursos humanos e técnicas administrativas.

Os cursos que serão oferecidos terão em média 196 horas, aproximadamente três meses, e serão oferecidos  nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro, Feijó, Taraucá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Segundo a gestora da Sect, Renata Souza, “a semana busca proporcionar o despertar da busca intelectual e desenvolver cada vez mais a qualidade de ensino e aprimoramento do conhecimento para os alunos do Estado”, comentou Renata.

Esse trabalho é desenvolvido através de Telecentros e o Projeto Telecentros na Escola, proporcionado oficinas que já estão sendo executadas na capital para jovens que já estão atuando na semana de Ciência e Tecnologia.

“Ciência para redução das desigualdades” será o tema deste ano na Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Arquivo/Secom)

Trabalhos Científicos

Como parte das atividades, a Sect, em parceria a Secretaria de Estado de Educação (See) e Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), lançou também o Prêmio Jovem Cientista Acreano 2018 para a divulgação de 20 trabalhos científicos que tem contribuído para a redução das desigualdades.

A exposição das pesquisas será durante a mostra Viver Ciência, em Rio Branco, nos dias 29 e 31 de agosto. Além do reconhecimento, os vencedores levarão para casa uma placa e um certificado de jovem cientista acreano.

As inscrições serão feitas através do site da Mostra Viver Ciência.

Encontro Hackathon Juruá

Outra ação que promete envolver a juventude acreana é o Hackathon Juruá. O encontro acontecerá nos dias 1, 2 e 3  de junho em Cruzeiro do Sul.

O Hackathon é uma maratona de programação e pode durar de um dia até uma semana, o evento no Juruá terá a duração de 54 horas, proporcionando novas oportunidades para o mercado do empreendedorismo, envolvendo empreendedores, designers e programadores que desenvolverão recursos tecnológicos além de promover o debate para gerar soluções inovadoras.